31 dezembro, 2009

Novo ano novo - Por Eduardo Gazola


Chegamos a mais um fim de ano.
Deixamos pra trás um belo 2009. Começamos o blog, nossa experiência com o público da internet, ainda estamos aprendendo a lidar com essas ferramentas, então 2010 deverá ser melhor.

Todo ano acrescentamos em nós novos aprendizados, seja experiência, seja novos conhecimentos, novos desafios, sempre aprendemos algo novo, e se não aprendemos é porque algo já está errado, precisa mudar.

29 dezembro, 2009

Gente famosa que anda com Deus. Dizem.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15-16). Lindo isto: pouco a pouco as pessoas vão entregando suas vidas ao Senhor Jesus. A palavra tem que ser levara a toda criatura. Evangelizamos, uma corrente vai se formando e vai atingindo pessoass em todas as classes e grupos sociais. É a palavra se propagando. É o eco vivo “Não está mais aqui. Resuscitou!”. Veja a seguir uma lista de “famosos” que se converteram e entregaram suas vidas ao Senhor Jesus:
Daniel Diau Daniel Diau
Sergipano, sucesso na banda Calcinha Preta por mais de 10 anos e agora abandonou o público forrozeiro. Daniel Diau, hoje pertence à igreja Evangélica Pentecostal, mesma igreja de sua esposa Roberta. Todos os integrantes da banda Calcinha Preta apóiam sua decisão e desejam boa sorte a Diau ”, diz a assessora do grupo. Desde que Daniel se ausentou, surgiram diversos boatos, a verdade é que Daniel se converteu há mais de um ano e agora vai se dedicar a sua religião. O cantor acabou de gravar um cd gospel, intitulado “Verdadeiro Amigo”, com a participação de músicos conhecidos no meio forrozeiro, como Gilson Batata, Petta e Roberto César.

Mudanças

Já pensou se Deus resolvesse fazer algumas mudanças na terra?
Que tal se algumas coisas que já estão firmadas fossem mudadas... Como seria?




Quer ver mais?
Acessa o site do Carlos Ruas...

27 dezembro, 2009

O lugar aonde eu quero nascer - Por Ariovaldo Ramos


Você sabe qual é a condição básica para a formação de uma nova família?

Você pode dizer: que as pessoas se amem, que sejam dedicados, que se tratem bem, que sejam carinhosos, etc.

Pois eu quero dizer-lhe que é possível pessoas que se amam, que se tratam bem, que são carinhosos entre si, não conseguirem formar uma nova família. Sabe o porquê? Porque não conseguiram abandonar a família antiga.


26 dezembro, 2009

Natal




Ola gente boa

Mais um natal! O Tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus já nem existe mais. Ainda “ontem” lembro -me como quem sente o cheiro do peru da vó, minha única expectativa era com o meu presente de Natal, o que era ontem expectativa hoje vira preocupação, o que darei neste natal?!

A igreja que não existe mais IV - Ariovaldo Ramos

,
O que existe?

- A Comunhão dos santos existe na realidade da Igreja invisível. Mas, que relevância tem na história uma igreja invisível?

25 dezembro, 2009

Conselhos In(viáveis) II - Ricardo Gondim


Viver não é para amadores. Cuidado, não se perca! Portanto, muito siso.

Cuidado com as palavras. Não fale sem pensar; não dispare conceitos sem considerar quem lhe ouvirá. Não prometa milagre sem levar em conta a mãe que, naquele exato momento, troca as fraldas do filho tetraplégico. Não se gabe de ter acordado com saúde; o que essa gratidão significará para o homem que mal se recuperou da hemodiálise? Nunca defenda verdades livrescas, proteja o que promove a vida, considera o perdão e espalha o bem.

21 dezembro, 2009

Quem realmente é você?




O salmo 139 nos diz o quanto Deus nos conhece mais do que nós mesmos nos conhecemos.
Porém, nós nos conhecemos bem. Quem sou eu? Quem é você?
Como diz a música, longe dos outros, quando ninguém mais vê, ali no sombrio do quarto, escondido dos olhos de terceiros, nós nos conhecemos bem.

20 dezembro, 2009

Conselhos (in)viáveis - Por Ricardo Gondim


"Não sejas demasiadamente justo" – Eclesiastes 7.16.


Não se pretenda justo, demasiadamente justo. O inferno do Legalista queima como fogo lento e frio. De boca tesa, ele caleja os nervos e passa anos sem rir; apaga as luzes para que sua sala permaneça soturna.

19 dezembro, 2009

18 dezembro, 2009

Amazing Grace - Pra quem gosta de música



Amazing Grace

Amazing grace, how sweet the sound
That sav’d a wretch like me!
I once was lost, but now am found,
Was blind, but now I see.

O Buraco da Agulha - por Eduardo Gazola


“Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.” (Mateus 19:23-24)

16 dezembro, 2009

A igreja que não existe mais (3) - Por Ariovaldo Ramos




Pelo que orava a Igreja do Novo Testamento?


Desobvialize - por Luciano Gazola



Surpresa pode ser uma das melhores e piores sensações que a alma sente. Eu gosto de surpresas! Demorou para que pudesse explicar para Pri por exemplo que não preciso escolher a roupa que ela vai usar e que prefiro o sabor da surpresa, na verdade não demorou, ainda esta demorando ( rs, Pri amo você ta ).

Eu sempre irei crer no milagre de Deus - Por Eduardo Gazola


Eu sempre irei crer no milagre de Deus.
Porém quando eu abro a minha bíblia, e encontro milagres de Deus, todos eles tiveram propósito.
Não vi ninguém receber um milagre simplesmente para viver melhor.

Atitude - Pr Luciano





Olá gente boa de Deus.

Hoje cedo recebi esse email de um tio de minha esposa lá do RS que sempre manda um monte de email para mim. Como ele mesmo diz ele da uma reciclada nos emails que me envia com medo de que eu me escandalize já que sou pastor, rs. Pô tio! Pega leve né cara.

Tenho falado muito aos meus amigos irmãos sobre o poder da religião e o poder do Evangelho, já que para mim um está desligado do outro.

Umas das coisas que a religião gera é conhecimento, vontade de fazer e somado a falta de libertação gera o comodismo que por sua vez gera a culpa e depois a insensibildiade, ou seja melhor nem pensar já que não posso resolver mesmo.

O Evangelho gera IDE, gera ATITUDE. Viver o Evangelho é caminhar, é correr, é MOVIMENTO.

Pense nisso gente boa!

Naquele que CORREU DO TRONO E VEIO A TERRA POR MIM E POR VOCÊ.


EU ACREDITO EM ALGUNS SERES HUMANOS
E ESTE FOI UM EXEMPLO DE ATITUDE.


A quem honra, honra





A quem honra, honra disse o Apóstolo Paulo.


15 dezembro, 2009

Possuído pelas posses e vazio da Graça - Por José do Carmo da Silva


E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos.
Perguntou-lhe ele: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda?


Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.

Mas o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste; porque possuía muitos bens. Mateus 19. 16.22

A narrativa acima, estampa o questionamento existente nos corações de muitas pessoas, “o que fazer para ganhar a vida eterna?” A mesma narrativa se encontra também no capitulo 10, 21 do Evangelho de Marcos, porém com pequenas diferenças. Dentre essas sutis diferenças, na narração mateana, destaca-se na pergunta do jovem rico a seguinte citação: o que eu farei de bem, para herdar a vida eterna? Em algumas versões como a Almeida Revista e Atualizada, lemos: o que eu farei de bom, ao invés de bem. Na narrativa de Marcos, a pergunta do Jovem rico é: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

Refletindo sobre o texto, conclui que, aquele jovem abastado, possuía muitas coisas em comum com muitas pessoas religiosas hoje. Dentre elas, as mais flagrantes são: Incerteza da salvação e incompreensão da graça de Deus.

Apesar de ser uma pessoa que diligentemente observava os mandamentos citados por Jesus, no coração daquele jovem que desde cedo aprendera o bê-á-bá da religião judaica, existia uma pergunta que não calava: “que destino terá minha alma, ao findar o labor dessa vida?” A dúvida quanto à salvação era a força motriz dos atos daquele jovem, todas as ações dele emanavam do medo de não ser salvo, isso o deixava em constante crise movendo-o numa busca doentia pela perfeição. Tal busca pela perfeição fez com que se destacasse sobremaneira dentre os de sua idade, superando a todos, pois tudo fazia com primazia, sendo o mais zeloso discípulos dos fariseus. Seus mestres orgulhosos por sua disciplinada observância da Lei em todos os seus pormenores, sempre o elogiavam, colocando-o como exemplo a ser seguido pelos demais jovens discípulos.

Mas, o que seus mestres e amigos não sabiam é que ele vivia em crise, pois apesar de todas as práticas religiosas, não sabia se era nascido de novo. Muitas vezes, ele desejou levantar a mão na sinagoga e abrir seu coração, mas tinha vergonha de fazê-lo, afinal era um jovem de destaque na sociedade farisaica, filho de rabino, como poderia titubear em questão de tamanha importância no campo da fé?

Sua precoce e perfeita observância dos mandamentos, fez com que ele se tornasse líder da MOFAJ. Mocidade Farisaica Judeiana. Ocupar tal posição, o angustiava mais ainda, afinal era um líder e não podia deixar transparecer dúvidas, pois precisava demonstrar para a juventude da Judéia que sua observância dos pormenores da religião se baseava na certeza de que já estava trilhando o caminho da salvação e não que ainda estava tentando encontrá-lo. Não podia manifestar suas dúvidas, pois seu pai o rabino Faleg, Al, ismo, com quem aprendera desde cedo a observar a Lei, esperava um dia tê-lo sucedendo-o na condução da sinagoga.

Diante do status social, da responsabilidade como líder da MOFAJ e das expectativas ministeriais do pai, expor sua insegurança no tocante à salvação seria desonrá-lo, portanto a solução era se calar e caminhar, pois fazer isso depunha contra um dos mandamentos que mais primava em observar: honrar pai e mãe.

Por se destacar diante dos de sua idade no tocante ao conhecimento e observância da Lei, fora convocado pelos fariseus veteranos, para juntamente com eles colocarem Jesus a prova. Os mestres foram primeiro, e ele decidiu ficar ao longe, entre a multidão, assistindo como seus professores agiam. Contudo, ao ver como Jesus desmontou os estratagemas deles, ao tentarem fazê-lo negar a Lei de Moisés com a questão do divórcio, pela primeira vez, passou-lhe pela cabeça, que muitas das coisas que aprendera e observara desde sua infância, poderia não ser como realmente lhe ensinaram. A maneira como seus mestres foram silenciados por Jesus, o rabino marginal de Nazaré, no tocante a indissolubilidade do matrimônio e a razão da liberação do divórcio por Moisés, levou-o, a perceber que seus mestres não possuíam sólidos conhecimentos de ensinos rudimentares da Torá.

Ao ver seus mentores saindo derrotados mais uma vez, pelas palavras de sabedoria que vinham da boca do humilde carpinteiro, o jovem rico sentiu que aquele era o momento, tomou coragem e se aproximando perguntou: - Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

Jesus, já de inicio, desmonta um conceito sobre o qual o jovem se firmara, declarando-lhe que ninguém é bom se não, aquele de quem procede toda bondade, diante de quem a justiça humana é um trapo de imundície, na narrativa de Marcos, Jesus reagiu respondendo-lhe: - Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.

Fica claro nas palavras de Jesus, a resposta no tocante a conseguir a salvação, pois sendo Deus bom, a salvação só poderia ser fruto de um ato gratuito dEle, independente da ação humana (Ef. 28). A salvação é uma dádiva fruto da perfeita obra consumada por Cristo no Calvário. No tocante a ela podemos acolher o que diz Tiago: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das Luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” – Tiago 1: 17.

O jovem não respondeu a indagação de Jesus, sobre o porquê lhe chamara de bom mestre, pois o que ele aguardava ansiosamente era a resposta sobre como obter a salvação. O chamar Jesus de bom mestre, foi apenas uma introdução para tão somente apresentar a questão que lhe era crucial. E Jesus, que sempre levava seus interlocutores a pensarem, segundo a narrativa de Marcos, responde a pergunta com outra pergunta:- Sabes os mandamentos?

Diante de tal pergunta, o jovem, sentiu-se seguro no caminho que trilhava, afinal, não só sabia os mandamentos, mas desde a sua infância os observava meticulosamente, tendo-os aprendido desde cedo com seus pais e aperfeiçoado o aprendizado com os rabinos, dentre eles Nicodemos, um dos mestres em Israel. Contudo, sua segurança duraria pouco. Pois, assim, como ele usou de uma introdução com Jesus, para chegar ao âmago de sua questão, Jesus perguntou introdutoriamente sobre o conhecimento dos mandamentos, para responder a ele, o que realmente lhe era preciso para alcançar a salvação.

Outro diferencial entre as narrativas de Marcos e de Mateus, é que segundo Marcos, diante da resposta do jovem discípulo de fariseu, Jesus fitando-o, o amou. Jesus ao fitar e amar aquele jovem viu seu ser possuído pelas posses. Enxergando nele um vazio da graça, decide então levá-lo a uma auto – libertação, indo direto na cadeia - mor que o acorrentava, disse-lhe: - Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.

A resposta de Jesus, penetrou os ouvidos do jovem discípulo de fariseu, pois, nela veio não só a resposta de como obter a salvação, mas a perfeição verdadeira. Porém, aquela resposta petrificou-lhe a alma, deixando o emudecido, pois para consegui-la, o Mestre Nazareno impôs-lhe um preço: renunciar a seus muitos bens materiais. Ficou claro também que a salvação, não resultava de obedecer aos mandamentos como zelosamente fazia, mas sim de seguir a Cristo. Isto significava não só desfazer-se de seus bens materiais, mas também de seus preceitos e preconceitos, abrindo mão de sua confiança na Lei, seguindo a um homem que comia e bebia com pessoas consideradas imundas, ao qual seus mestres haviam chamado de, obreiro de Belzebu o maioral dos demônios, glutão e beberrão de vinho, amigo dos publicanos e pecadores. (Mt 12, 24 e 11. 19)

Àquele jovem, estava prestes a conseguir verdadeiramente aquilo que falsamente demonstrou ter para as pessoas, a perfeição. Ao observar rigorosamente a lei, passava a idéia que ele era perfeito, em suas crenças e práticas. Agora, confrontado por Jesus, vê-se diante da possibilidade de alcançar a verdadeira perfeição.

A obtenção da perfeição, que rigorosamente buscava por meio da observância da Lei, estava diante dele, contudo, para alcançá-la, ele precisava antes desfazer-se daquilo que lhe possuía, a riqueza, sim, pois ele estava firmado sobre ela, nela estava o coração dele.

Naquele momento, o silencio tomou conta da multidão, e, em seu interior, o jovem lutava, entre o ter e ser. Entre ter os bens materiais e continuar angustiado pela incerteza da salvação pessoal, e ser capaz de desapegar-se dos bens que o amarravam se tornando servo de Cristo.

Porém, julgou ser muito alto o preço da perfeição, e escolheu continuar servindo as riquezas.

Ele não foi capaz de tomar uma atitude tal qual tomou Francisco de Assis, o qual compreendeu que é: “dando que se recebe e que somente morrendo para os bens deste mundo, se é possível viver para a vida eterna. Francisco de Assis ao entender que no servir a Cristo, existe riquezas maiores do que as materiais, abriu mão de sua herança indo viver entre e para os pobres.

O jovem rico precisava ter lido o que nos ensina Tomás de Kempis em, A Imitação de Cristo:
“Procura, pois desapegar teu coração das coisas visíveis, porque os que seguem os atrativos dos sentidos, mancham sua consciência e perdem a graça de Deus.”

Ele poderia ter agido assim como João Wesley, que após um ministério abençoado, ganhando o máximo possível, economizando e doando o máximo possível, morreu pobre deixando "uma grande estante cheia de bons livros, uma toga pastoral bastante usada, um nome escarnecido, e a imensa família metodista espalhada pela Inglaterra e diversas partes do mundo. João Wesley morreu desprovido de bens matérias, mas locupleto de tesouros nos céus. Sem procurar ficar rico, acabou ficando, mesmo já seguindo a Cristo, foi capaz de aceitar o desafio feito ao jovem rico. Sobre isso declarou:
“ Alguns livros alcançaram venda superior as minhas expectativas, e com ela fiquei rico sem querer. mas nunca quis ser rico, nem me empenhei por isso. Como tal fortuna, porém, veio-me inesperadamente, não cumulo riquezas sobre a terra, nem entesouro absolutamente nada para mim. Meu desejo e propósito são distribuir de graça o saldo do fim do ano... minhas próprias mãos executarão a distribuição dos meus bens".

E para que ninguém diga que não citei a Bíblia, digo que o jovem rico se tivesse aceitado a proposta de Cristo, poderia ter sido um exemplo para Saulo, outro zeloso jovem fariseu que mais tarde se encontrou com Jesus no caminho de Damasco. Ao ser encontrado e confrontado pela graça no caminho, abandonou a rígida observância da Lei para seguir a Cristo, tornando-se o apóstolo dos gentios, ensinando aos discípulos de Corinto, que no ato gratuito de dar reside uma justiça eterna. Sim, o antigo discípulo de Gamaliel, um dos mais ferrenhos observadores do judaísmo farisaico, tornou-se o arauto da graça, passando a chamar-se Paulo, e por ter compreendido o valor do desapego declarou: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. (2. Cor 2.9).

O jovem poderia ter aprendido com o próprio Jesus de Nazaré que disse: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” (Lc 6. 38)

Apesar das pequenas divergências entre Marcos e Mateus, na narrativa do diálogo de Jesus com o jovem rico, ambos concordam que o jovem optou em agir diferente de Paulo, de Francisco e de Wesley. Diante da proposta de Jesus ele, retirou-se triste; porque possuía muitos bens. Retirou-se e seguiu seu caminho, possuído pelas posses, apegado a elas, e elas, apegadas a ele. Embrenhou-se na multidão, calado, em silêncio, contudo, a pergunta angustiante que se recusava a calar no interior dele, já não era: o que fazer para conseguir a salvação? Mas sim: como se libertar daquilo que lhe privava da salvação? O que lhe privava de ser perfeito e salvo não eram os bens em si, mas seu desordenado amor e apego a eles.

Paulo diz que, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores (I Tm 6. 10 ). O jovem rico virando as costas para a Graça lhe manifesta na proposta de Jesus, sumiu em meio à multidão, seguiu rico materialmente, mas miserável no tocante a eternidade, pois não teve coragem e tampouco fé para desapegar-se dos bens transitórios. “Partiu vazio da graça, sem se dar conta que o que recusou foram coisas eternas que, Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam.” 1 Cor 2:9

Muita gente, desde clérigos a leigos, dentro das igrejas cristãs estão possuídas por suas posses. Tais pessoas precisam de libertação. E, esta libertação não poderá ser feita por outra pessoa, pois o exorcismo dos bens materiais que possuem a alguém, não pode ser feito por outro, senão pelo próprio possuído, que numa decisão entre o material e o espiritual, o efêmero e o eterno, usando de seu livre arbítrio, tocado pela graça, deve diferentemente do jovem rico agir assim como Zaqueu, que ao receber Jesus disse: “ Senhor, resolvo dar aos pobres a metade de meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém,restituo quatro vezes mais.” (Lc 19.8).

Será que, depois dar cinqüenta por cento dos seus bens aos pobres e usar o restante para restituir quatro vezes mais a quem defraudará, teria sobrado alguma coisa para Zaqueu? Creio que não. Penso que ele se tornou pobre dos bens que desonestamente acumulara, mas rico em tesouros nos céus, pois escolheu o bem que não perece, o qual é a salvação, escolheu a melhor parte que não lhe foi tirada.

A libertação da possessão das posses, só pode ser efetuada mediante uma auto-libertação, que ocorre diante da proposta de Jesus, que disse: Não podereis servir a Deus e a mamom. (Mt. 6.24). E dando segurança a quem pela fé nEle e em sua sustentação aceita se auto-libertar, declara: Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mt. 6. 31 a 34)

Concluindo, eu penso que para Jesus, o mal não estava e nem está em possuir bens, mas sim em ser possuído por eles, e aquele jovem estava possuído pelas posses que tinha. Ele não possuía as posses, mas as posses o possuíam. Ele não tinha as coisas, antes, as coisas o tinham. Tiago diz em sua epistola: A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Ser religião pura e sem mácula é ser religião perfeita, gozando da perfeição que o jovem rico não quis abraçar por estar possuído por suas riquezas. Ele recusou a perfeição, porque sua obtenção requer de quem a busca verdadeiramente: despojamento, desapego, renúncia a tudo aquilo que fora de Cristo se torna segurança.

Nestes tempos em que outro "Evangelho" anuncia mais o ter do que o ser e coloca a pobreza como sinal de falta de fé, ou resultante do estar em pecado ou sob maldição divina, e se reivindica para os pseudos sacerdotes as primícias assim como se fazia no já caduco sacerdócio araônico, é preciso que tenhamos cuidado. É preciso vigilância, pois Jesus o atual e eterno sacerdote disse em sua Palavra, que, devemos dar aos pobres para que então possuamos um tesouro nos céus e não aos abastados pregadores da prosperidade para que tenhamos bens na terra. Seduzidos por tais ensinos, muitas pessoas apegadas às riquezas que já possuem, buscando mais ainda, ou tentando adquiri-las, estão deixando de dar aos pobres, acumulando assim tesouros na terra, mas perdendo os céus.

Pr. José do Carmo da Silva. (Zé do Egito)
Igreja Metodista em Fátima do Sul - MS.

13 dezembro, 2009

Pulseiras do Sexo II






Como eu já dizia no outro post, a novidade não demora a chegar. Encontrei isso no G1.

***

São pulseiras comuns, que qualquer garota usaria para ir ao colégio, feitas de silicone, em cores vibrantes e de aparência inocente. Mas nos últimos dias passaram a deixar muitos pais preocupados com rumores sobre seu verdadeiro significado. Segundo um modismo que surgiu na Inglaterra e chegou ao Brasil recentemente, arrebentar a pulseira de determinada cor obrigaria o portador da pulseira a se submeter ao ato correspondente àquela cor. Pulseira amarela, por exemplo, equivaleria a um abraço. Pulseira preta, a sexo.




Não se sabe como surgiu esse código nem como ele se espalhou entre os adolescentes. Na Inglaterra, as pulseirinhas ganharam o nome de shag bands (algo como “pulseiras da transa”). Lá também surgiu o jogo chamado “snap” (estouro, na tradução do inglês) e o dicionário de cores (leia o quadro abaixo). O assunto chamou a atenção da imprensa e virou motivo de alarde entre pais e educadores quando crianças do ensino fundamental começaram a usar as pulseiras.

Não demorou muito para a novidade se espalhar pela internet e chegar ao Brasil. Redes sociais como Orkut e Facebook têm comunidades dedicadas aos fãs das pulseiras. Uma delas já reunia 40 mil seguidores na semana passada, a maioria perfis de crianças e adolescentes. Embora seja comum encontrar jovens com o braço carregado de pulseiras, parte deles parece desconhecer seu significado. “Eu parei de usar quando descobri, mas vejo um monte de meninas do fundamental usando sem saber”, diz a estudante Bárbara Campos, de 15 anos, aluna de um colégio particular de São Paulo. Seu namorado, no entanto, ainda carrega três pulseiras no pulso: uma preta, uma branca e uma vermelha. “Se outra menina estourar as pulseiras dele, eu vou ficar muito brava.”

Vendidas por camelôs em qualquer cidade grande brasileira, a novidade ficou conhecida por aqui como pulseira cool (legal, na tradução do inglês), pulseira da amizade ou pulseira da malhação. Um pacote com 20 unidades, de cores sortidas, custa cerca de R$ 1. Entre os mais jovens e os que não levam o sentido do snap a sério, as pulseiras também resumem o “currículo” sexual da pessoa. Vale a mesma regra das cores: quem já fez sexo pode exibir sua pulseira preta. Os mais “populares” costumam usar a cor dourada.

Como pais e educadores deveriam reagir diante da conotação sexual de uma inocente pulseira de silicone? “Proibir não adianta, porque o adolescente pode se sentir excluído quando vir que os colegas continuam usando”, diz a psicóloga Denise Diniz, da Universidade Federal de São Paulo. “Os pais devem aproveitar a oportunidade para debater sexualidade em casa.” Os colégios se dividem entre proibir ou ignorar o uso das pulseiras. “Acreditamos que esse jogo não passe de um modismo, mas os pais podem e devem impor seus limites, sem alarde”, diz Silvana Leporace, coordenadora educacional do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. Modismo ou não, não custa nada para os pais dar uma olhadinha no que os filhos andam usando no pulso.




Cristo Salva - Por Ricardo Gondim





Jesus pode salvar teleevangelistas, pastores, apóstolos e bispos. Ninguém deve considerar os famosos pelegos da fé irremediavelmente perdidos. Cristo salvou Nicodemus, Zaqueus, Saulo de Tarso. Todos são amados de Deus, inclusive pilantras paramentados. Os cínicos de colarinho clerical também podem herdar o Paraíso. A pergunta é: como?

Salvação chegará à casa do religioso que se dispor a calçar as sandálias do pobre. Os palavrórios idealizados se esvaziariam caso os sacerdotes fossem obrigados a esperar por atendimento, sentados nos bancos duros dos ambulatórios médicos públicos.

Será que os evangelistas engravatados imaginam o drama de uma mãe solteira, negra e sub-empregada? A dor de não achar uma creche para deixar o filho e poder trabalhar? Qual deles estaria disposto a viver, só por um mês, a sorte de milhões de pais que enterraram o filho em uma cova rasa? Quantos já viram a familia dormir com fome? Será que imaginam o beco sem saída da exclusão social?

Tratam a sorte de tantos levianamente. Dá para suspeitar que embarcaram no carreirismo religioso só para escapar da marginalização econômica.

Cristo salva o pastor que for sensível com os que se angustiam nas seções de hemodiálise; junto com famílias que aguardam transplante de pulmão; nas clínicas de fisioterapia, onde mutilados e paraplégicos re-aprendem a andar; nas Unidades de Tratamento Intensivo dos hospitais infantis, onde crianças cancerosas precisam ser amarradas para receber quimioterapia.

Os que vivem da grandiloquência do discurso dogmático podem ser resgatados caso aprendam a solidarizar-se com refugiados de guerra ou de desastres; se souberem valorizar o esforço dos Médicos sem Fronteira, que cuidam dos miseráveis em Darfur.

Enquanto os sacerdotes tagalerarem doutrinas que, no máximo, produzem prosélitos, condenam a si e aos seus seguidores a um inferno duplamente aquecido.

Jesus pode libertar os teleevangelistas, mas é necessário que eles tenham escrupulos de não expoliar os moto-boys que arriscam a vida para ganhar um salário minguado; as empregadas domésticas que se submetem aos caprichos da madame da classe média; os carvoeiros que vivem na boca de fornalha para fazerem o carvão do churrasco do restaurante de luxo; as enfermeiras que enfrentam plantões insones.

Se continuarem a propagandear superstições ilusórias, não passam de cegos guiando outros cegos rumo ao abismo. Deles é o Reino do Mofino.

Entretanto, Deus não tem prazer na perdição dos sacerdotes. O Senhor insiste: “Eis que estou à porta e bato”; “O juízo começa pela casa do Senhor”.

Ofereço meu conselho para quem se diz ungido: arrependa-se e volte para Deus, que é rico em misericórdia. Você precisa ser salvo.

Soli Deo Gloria

11 dezembro, 2009

Exemplo de Vida - Andressa



Jesus está voltando, e pode não dar tempo


A gente se acomoda muito fácil. 
Na doçura e na sutileza dessa menina aprendemos que todo tempo é tempo, e sempre é hora de fazer a obra.Talvez uma simples palavra pode mudar a vida de alguém, e talvez seja a última chance.


O que temos feito diante disso?

Parando para Rir


Nome de Igrejas

E ai gente boa de Deus, ando meio sem tempo de escrever. Ainda bem que o Duda tem tempo né ? Não sei como esse cara da conta de tudo, ele tem a alma meio feminina é um homem multi tarefas, rs. Só pra descontrair peguei essa lista completa com os nomes mais bizarros de igreja lá no Genizah, um dos blogs que recomendo. Eles tinham comentando alguns nomes, não resisti e resolvi comentar também. É de chorar !!!

Igreja da Água Abençoada – no meu tempo de catequese era água benta
Igreja Adventista da Sétima Reforma Divina – Sete Reformas ? Mas a sétima foi divina!
Igreja da Bênção Mundial Fogo de Poder – No envageliques moderno tem que ter fogo, mundial e poder, senão o povo não vem!
Congregação Anti-Blasfêmias – Anti- fofocas, anti-mentiras, anti-tradiçao e assim vai anti tudo até anti o evangelho.
Igreja Chave do Éden – Deus fechou o pastor achou a chave
Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta – Pau que nasce torto se endireita 
Igreja Batista Incêndio de Bênçãos Oh! Fico lembrando do Velho Chico meu professor de Teologia Sistemática, ele chamaria os bombeiros... rs
Igreja Batista Ô Glória! Ainda da para fazer a Igreja Batista Aleluia ou aleluiada !!!
Congregação Passo para o Futuro Será que eles acharam o Delorean?
Igreja Explosão da Fé Uma bomba espiritual !!!
Igreja Pedra Viva quem não tiver pecado que atire a primeira
Comunidade do Coração Reciclado Com marca passo e tudo
Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal Cheias de anjos
Cruzada de Emoções – São tantas emoções !!!
Igreja da Cortina Repleta de Bênçãos – Abre a cortina!
Congregação Plena Paz Amando a Todos Belo nome, mas será?
Igreja A Fé de Gideão Oh homem de fé
Igreja Aceita a Jesus Ainda bem! Pensei que ia deixar o Salvador de fora!
Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém de fato nasceu la mesmo
Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo – Chama o Velho Chico de novo...
Congregação J. A. T. (Jesus Ama a Todos) parece sigla de partido 
Igreja Barco da Salvação – Titanic 
Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo – Que horas?
Igreja Pentecostal Uma Porta para a Salvação Tem que pega a chave com o outro pessoal la do Édem 
Comunidade Arqueiros de Cristo – Em breve nas olimpíadas do Rio...
Igreja Automotiva do Fogo Aceita Fusca?
Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo Haha, essa é filial da Record, só pode Assembléia de Deus do Pai, do Filho e do Espírito Santo Fica em Trindade no RJ
Igreja Palma da Mão de Cristo Pastor Tomé 
Igreja Menina dos Olhos de Deus Oftalmologia Santa 
Igreja Pentecostal Vale de Bênçãos pentecostal, vale e benção, aceitasse vale almoço, vale gás...
Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D’Água – Fiel, deve ser a galera co Coríntias!
Igreja Batista Ponte para o Céu Se é Batista chama o Velho Chico de novo! E ele me dizia que não tinha igreja batista estranha, rs. 
Igreja Pentecostal do Fogo Azul Essa é do GRÊMIO 
Comunidade Evangélica Shalom Adonai, Cristo! Paz do Senhor Cristo faltou o Ana
Igreja da Cruz Erguida para o Bem das Almas Ainda bem ne
Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade sem comentários...
Igreja Filho do Varão o varãozinho
Igreja da Oração Eficiente la funciona 
Igreja da Pomba Branca por que branca? Estamos em tempos politicamente corretos
Igreja Socorista Evangélica SAMU GOSPEL
Igreja ‘A’ de Amor B de beijinho
Cruzada do Poder Pleno e Misterioso Mistério...
Igreja do Amor Maior que Outra Força Precisa comentar?
Igreja Dekanthalabassi Não pude interpretar me faltou o dom. 
Igreja dos Bons Artifícios – e os maus? 
Igreja Cristo é Show RR SOARES também e outro ali é sumidade
Igreja dos Habitantes de Dabir aqui agente habita no Brasil mesmo 
Igreja ‘Eu Sou a Porta’ mas tem que pegar a chave la em cima e já tem outra porta 
Cruzada Evangélica do Ministério de Jeová, Deus do Fogo Fogo, chama o Chiquinho.
Igreja da Bênção Mundial ta na moda 
Igreja das Sete Trombetas do Apocalipse pense num barulho....
Igreja Pentecostal do Pastor Sassá Sumidade também?
Igreja Sinais e Prodígios Faltou o pentecostal ou mundial 
Igreja de Deus da Profecia no Brasil e América do Sul Sim o Brasil agora esta na Europa né? 
Igreja do Manto Branco por que branco?
Igreja E.T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção) mais um partido
Igreja Evangélica Florzinha de Jesus Cuidado em já tem a turma da metro... deixa pra la
Igreja Cenáculo de Oração Jesus Está Voltando ta mesmo Ele não agüenta mais
Ministério Eis-me Aqui Eles la e nos aqui!
Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia Faz bem irmão!
Igreja Evangélica A Última Trombeta Soará é a sétima?
Igreja de Deus Assembléia dos Anciãos Asilo Gospel 
Igreja Evangélica Facho de Luz Para caçar lebrão 
Igreja Batista Renovada Lugar Forte é forteee irmaoo
Igreja Atual dos Últimos Dias E o Aurélio coitado
Igreja Jesus Está Voltando, Prepara-te ta mesmo
Ministério Apascenta as Minhas Ovelhas Pastor Pedro
Igreja Evangélica Bola de Neve no Brasil? Só se for em São Joaquim
Igreja Evangélica Adão é o Homem ? Ainda bem né
Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado – é batista Chiquinho
Ministério Maravilhas de Deus é da mara é?
Igreja Evangélica Fonte de Milagres Será a fonte da juventude, jogue sua moeda.
Comunidade Porta das Ovelhas tem chave ta la com a outra turma 
Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo - Fala sério!
Igreja Evangélica Luz no Escuro Fim do apagão 
Igreja Evangélica O Senhor Vem no Fim Pode aparecer só no fim do culto rapaz!
Igreja Evangélica dos Hinos Maravilhosos Fico imaginando o play back 
Igreja Evangélica Pentecostal da Bênção Ininterrupta - 24hs!
Assembléia de Deus Batista A Cobrinha de Moisés – Chiquinho? Me explica isso !
Assembléia de Deus Fonte Santa em Biscoitão nem sei o que dizer gente
“Igreija” Evangélica Muçulmana Javé é Pai Ecumenismo é isto ai!
Igreja Abre-te-Sésamo Esta ai é a do Ali BaBa e dos 40 deputados evangélidos! kkkkk
Igreja Assembléia de Deus Adventista Romaria do Povo de Deus credo
Igreja Bailarinas da Valsa Divina Coreografia 
Igreja Batista Floresta Encantada Tem gnomo?
Igreja da Bênção Mundial Pegando Fogo do Poder Chama os bombeiros!
Igreja Dekanthalalabassyí é igual a outra? 
Igreja Evangélica Batalha dos Deuses vídeo game gospel
Igreja Evangélica do Pastor Paulo Andrade, O Homem que Vive sem Pecados - Agora foi! 
Igreja Evangélica Idolatria ao Deus Maior ofmg
Igreja MTV, Manto da Ternura em Vida rs
Igreja Pentecostal Marilyn Monroe Tu brinca?isso deve ser mentira 
Igreja Quadrangular O Mundo É Redondo e a igreja quadrangular?
Igreja Batista Nero se arrependeu, e você? - Sabia não...
Igreja Pronto-Socorro das almas SAMU GOSPEL 
Igreja Clínica da Alma Convênio com a outra...
Igreja Congregacional Boca do Peixe peixe morre pela boca 
Igreja Evangélica Shun Kuan Tai Shun iá!!!!
Igreja Infantil Fofuras do Amanhã É a igreja da Sasha!
Igreja Jesus é médico de verdade e dá plantão na clínica
Igreja Lugarzinho no Céu em 36x sem juros e sem entrada, quer pagar qto?
Igreja Olimpíada Bíblica Vai estourar em 2016!
Igreja Pentecostal Jesus Vêm, Você fica - A melhor! Já ganhou!

Pulseiras do sexo



Tá por tudo. Eu já li nos blogs de todo mundo. TretaAndressauro, só pra exemplificar alguns...
A moda da gurizada agora são as pulseiras do sexo.

A moda ainda não é evidente aqui, mas na europa (principalmente inglaterra) já virou comum.
Um simples adereço, um enfeite, que coisinha bonitinha. Mas você sabe realmente o que seus filhos estão usando?

Vamos aos significados:

  • Amarela – um simples abraço
  • Rosa – mostrar o peito
  • Laranja – dentadinha de amor
  • Roxa – beijo com a língua – talvez sexo
  • Vermelha – dança erótica à curta distância
  • Verde – sexo oral a ser praticado pelo rapaz
  • Branca – a menina escolhe o que quiser
  • Azul – menina faz sexo oral (“boquete”)
  • Preta – sexo com a menina na posição “papai-mamãe”
  • Dourada – sexo oral simultâneo (“meia-nove”)
  • Listrada – sexo na posição “frango assado”
  • Grená – sexo anal sem lubrificante
  • Transparente – sexo com parentes consanguíneos
  • Marrom – sexo escatológico (“brown shower”)
Funciona assim, quem estiver usando a pulseira diz aos demais que está disposto a fazer o que a cor sugere. Quem consegue rebentar a pulseira tem 'direito' ao significado da cor.

Como esperado, quem não usa a pulseira 'tá por fora', é rejeitado na turma e perde sua vez no meio dos outros jovens, adolescentes e crianças. As pulseiras são baratas, facilmente compradas em qualquer banca de revistas. As mais procuradas, ainda segundo os blogs consultados, são as pretas e douradas (sim, sexo realmente). 

A verdade por trás disso é que nossa sociedade é sensual, talvez nunca foi tão sensual como nesses dias. Tempos atrás eu conversava com um irmão dizendo que me assusta hoje a sensualidade das escolas. Meninas que estão apenas começando a vida já se vestem como mulheres, e mulheres promíscuas, se vestem unicamente com o intuito de provocar o desejo. 

Crianças que nem bem sabem o que estão fazendo. Ou, na pior das hipóteses, sabem bem o que estão fazendo. A nossa sociedade bombardeia esses pequenos com músicas, com filmes, com fotos, com todo tipo de perversidade sexual e eles estão reagindo de alguma forma.
Talvez isso não seja novo, não é, com certeza. Porém com tal intensidade é algo preocupante sim. Basta pensar que essa sociedade pervertida de hoje é fruto das brincadeiras inocentes de nossa infância, então o que será desses que formarão a próxima geração?

E o que fazer? Vocês pais e mães sabem que reprimir não é exatamente a melhor saída. Porém deixar pra ver o que acontece com certeza também não é. O que vai fazer diferença é a influência que vocês exercem sobre seus filhos. As decisões tomadas por eles serão baseadas no que eles viram, ouviram e aprenderam. Se vocês forem uma forte e boa influência sobre seu filho, maior que a influência da sociedade  então o peso na balança será maior para o caminho do Senhor. Como vocês tem influenciado seus filhos no seu lar? Que valores têm passado? 

Pode ser difícil mudar todo o mundo, mas mudar o seu mundo é possível, influenciar e impactá-lo de modo que ele conheça Deus através de suas atitudes. Somos sal e luz nesse mundo, precisamos reiterar o sabor e iluminar o caminho do mundo que anda em trevas. 

*** 
Por Eduardo Gazola

Tem que dar certo? - Ricardo Gondin


Eu já cantei “vai dar tudo certo, em nome de Jesus”. Em minhas palestras e sermões, antecipei grandes reviravoltas na vida de meus ouvintes. Mas, com o passar do tempo, percebi que apesar de toda a minha boa vontade, tais guinadas não aconteciam com a frequência que eu desejava. Nem tudo dava certo! 



Alguns amigos agonizaram, carcomidos de câncer. Outros foram à bancarrota. Não vou nem mencionar os casamentos que celebrei e que terminaram em divórcio. Confesso minha infantilidade: repeti jargões ufanistas, sem critério. Pior, capitalizei em cima de ilusões. 


Percebo que não estou só. Políticos, conferencistas motivacionais, assim como líderes religiosos, adoram repetir frases de efeito - que, na verdade, só servem para fortalecê-los. Infelizmente, as consequências são desastrosas. Mulheres azedaram na vida porque alguém prometeu que Deus (ou Santo Antônio) traria um marido “no tempo certo”. Empresários se desesperaram porque alguém assegurou que “o Senhor não permite que seus filhos fracassem nos negócios”. Pais e mães perderam a fé porque jamais cogitaram que um câncer “seria permitido” em uma família piedosa e obediente.


É comum ver pessoas acorrentadas a promessas que “um dia vão chegar” - mas que não chegam nunca; ver pessoas atribuindo aos “paradoxos” e aos “mistérios insondáveis da eternidade”, os contratempos que a vida impõe. Nada como o dia a dia para arrasar com os discursos triunfalistas. Crianças agonizam com diarréia nas favelas; faltam ambulâncias nas periferias para salvar os infartados; professores de escola pública recebem uma ninharia no perpétuo ciclo ignorância-desemprego-miséria. Quem ganha? As revistas de fofoca com seus conselhos de auto-ajuda, os televangelistas e as religiões pequeno burguesas. Nos arroubos de vitória, as relações utilitárias com a Divindade prosseguem intocadas e os cantores gospel faturam bem.


Reconheçamos: a vida de muitos simplesmente não vai dar certo. A estrutura econômica assimétrica não permite que multidões subam a escadaria da inclusão social. Os oligarcas não vão abrir mão de seus benefícios (veja a miséria do Maranhão, feudo de uma família poderosa). Muitos não vão entrar na terra prometida; homens adoecerão sem conseguir recuperar suas empresas; mulheres não vão sair do lugarejo que lhes asfixia; rapazes, que sonhavam em jogar futebol na Europa, terão que se contentar com o saláro de balconista.


Não se deve desprezar a realidade em nome da esperança. Não se deve negligenciar as amarras sociais em nome das promessas de Deus. Não se deve perpetuar fantasias em nome do otimismo. Sou pastor, pregador e conferencista, mas não tenho o direito de me descolar da existência concreta que as pessoas enfrentam todos os dias.


Por isso, assumo um compromisso com a verdade. Obrigo-me não à verdade metafísica, absoluta, da religião ou da filosofia. Estou abraçado à verdade que o cotidiano impõe. Acredito que só promoverei a liberdade se ensinar o meu próximo a olhar a realidade sem enganos. – “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!”.


Soli Deo Gloria.

10 dezembro, 2009

Netiqueta já!


Netiqueta é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mailschatslistas de discussão, etc.

Serve, também, para regrar condutas em situações específicas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na internet, informar que naquele texto existem spoilers; citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc.
Atente para o fato de que estas regras de etiqueta aplicadas à internet não são oficiais, nem estão documentadas em nenhum lugar. A compilação de normas abaixo está sendo escrita e expandida de forma colaborativa e voluntária, pelos próprios usuários da Internet.
Deste conjunto de normas de conduta online, podemos destacar algumas:
  • Evitar enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS ou grifos exagerados ou em HTML. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido. HTML aumenta substancialmente o tamanho das mensagens, o que impacta desnecessariamente o uso da largura de banda nos servidores.
  • De maneira geral, procure não usar recursos de edição de texto, como cores, tamanho da fonte, tags especiais, etc, em excesso. Use-os, como explicado no item acima, para destacar palavras e expressões importantes, nunca para dar destaque injustificado à mensagem como um todo (mesmo que sua mensagem possua apenas três palavras).
  • Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.
  • Lembre-se que dialogar com alguém através do computador, não faz com que você seja imune às regras comuns da nossa sociedade, por exemplo, o respeito para com o próximo. Mesmo que por intermédio de uma máquina, você está conversando com uma pessoa, assim como você. Não diga a essa pessoa o que você não gostaria de ouvir.
  • Use sempre a força das idéias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.
  • Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação. Caso alguém insista nessas práticas, ignore-o.
  • Evite enviar mensagens curtas em várias linhas. Além de ser maléfico à rede como um todo, causa bastante irritação. Escreva uma frase completa e envie!
  • Evite de escrever em outra língua quando não solicitado (no caso, quando o assunto é tratado em português, a pessoa escreve em inglês só para se mostrar). Isso é errado, porque algumas pessoas, não sabem nada de inglês e isso pode dificultar o acesso delas no assunto do fórum.
  • Em fóruns e listas de discussão, procure expressar-se claramente. Explique o problema com o máximo de informação que puder. Tente manter-se no contexto da discussão. Os fóruns são separados por tópicos, procure postar no tópico que mais convier à sua pergunta. Evite sempre mensagens do estilo "Me ajudem por favor!", "Ajuda aqui!", "Vou jogar essa coisa fora" ou frases similares.
  • Em fóruns e listas de discussão, deixe o papel de moderador para o próprio moderador. Evite repreender as pessoas por conduta indevida se você não é o moderador do fórum, isto só irá gerar mais dicussões e desentendimentos desnecessários (também conhecidos como flame ou flaming).
  • Caso escreva um texto muito longo, deixe uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o. Dessa maneira, o texto ficará mais organizado e fácil de ler.
  • Dependendo do destinatário de seu texto, evitar o uso de acrônimos e do internetês, ou, pelo menos, reduzir a utilização deles. Preste atenção no que você escreve, é possível que, em alguns dias, nem você mesmo saiba o que havia escrito.
  • Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas use um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando ele é grande, gera desconforto, e, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.
  • Quando você estiver perguntando, provavelmente é porque precisa de ajuda em algo, então aja como tal. Evite ser arrogante ou inconveniente.
  • Não copie textos de sites ou qualquer outra fonte que possua conteúdo protegido por registro e que não permita cópias e sempre, mesmo com autorização de cópia, cite as fontes quando utilizá-las.
  • Enquanto estiver numa conversa em programas de mensagem instantânea, nunca corte (interrompa) o assunto tratado pela outra pessoa, isso é extremamente desagradável. Se a pessoa enviar uma mensagem e você enviar outra completamente diferente, ela ficará sem saber se você leu ou ignorou a mensagem que ela enviou. Pelo menos escreva algo para confirmar que leu a mensagem.
  • Ainda sobre conversas em programas de mensagem instantânea, evite ao máximo usar emoticons de letras, palavras e coisas do gênero, isso torna a leitura das mensagens muito difícil e confusa, devido ao tempo que precisamos esperar pra que esses emoticons sejam carregados e à irregularidade nos tamanhos e cores. Emoticons expressam emoções, e não palavras, procure usá-los fora das mensagens escritas.
  • Há messengers que possuem a funcionalidade de se auto-determinar um status ou estado como away, ou ausente. Procure usar esta ferramenta, enquanto você estiver online mas fora do computador, para evitar que seus contatos conversem com você e tenham que aguardar horas pela sua resposta.
  • Não envie uma mensagem supondo que a outra pessoa a entenda da forma como você a escreveu, pode ser que ela entenda de forma diferente. Uma mensagem escrita nunca ficará tão clara quanto um conjunto de palavras faladas. Procure ser o mais claro possível pra não gerar nenhuma confusão.
  • Ao encaminhar um e-mail que recebeu, por exemplo, os típicos e-mails humorísticos que percorrem grupos sociais diversos através de divulgação por listas de contatos gigantes, remova os e-mails presentes, das outras pessoas. Procure escrever os seus destinatários no campo "BCC" ou "CCO" em vez do campo "Para". Este campo esconde os endereços dos destinatários. Todos irão receber, mas ninguém além de você saberá quem mais recebeu a sua mensagem. Ao não fazer o recomendado acima, você está contribuindo para o spam com e-mails dos seus próprios conhecidos. Os endereços de e-mail acumulados serão "pescados" quer por parte dos destinatários quer por empresas especificas existentes na Net cuja função é acumular contatos de e-mail para envio de propaganda não solicitada ou phishing.
  • Antes de fazer uma pergunta pense na possibilidade de que sua dúvida já tenha sido solucionada por alguém, procure em fóruns e até mesmo em sites de busca como o google, caso não encontre, poste suas mensagens que sempre haverá algum usuário na internet para te ajudar. Mas não espere que a resposta seja imediata, as pessoas estão dispostas a ajudar, mas elas tem responsabilidades e tarefas a cumprir no dia a dia, ficando o acesso aos fóruns e comunidades, em segundo plano. Seja paciente.
  • Post-ups (ato de postar em um determinado tópico com o intuito de fazer ele ser levado ao topo da lista de tópicos) geralmente são feitos para destacar injustificadamente tópicos em fóruns e comunidades virtuais. Procure evitar essa prática, é extremamente injusto fazer post-ups, pois faz com que os demais tópicos sejam levados cada vez mais pra baixo na lista de tópicos, diminuindo a probabilidade de resposta a eles. Não seja egoísta. Aguarde a resposta às suas perguntas como todos os usuários de sua comunidade virtual ou fórum: Sendo paciente.
  • Se você estiver do outro lado, ou seja, respondendo as dúvidas dos usuários, seja humilde e só responda às dúvidas se realmente estiver afim de ajudar. Respostas como "www.google.com.br", "procura na net" ou "larga de ser preguiçoso" não ajudam em nada. Procure responder acrescentando algo útil, que possa enriquecer o conhecimento coletivo.
  • Evite comentários públicos que afetem a cor da pele, orientação sexual e religião dos demais, demonstrando preconceito e racismo.

Essas são apenas algumas pequenas sugestões para melhorar nosso convívio na rede, qualquer um pode fazer suas próprias regras usando o bom senso. A rede nada mais é do que uma cópia do real, lembre-se disso!

Retirei daqui