02 dezembro, 2009

A verdadeira Perfeição - Por Guilherme Alexandre





Olá meus amados irmãos, gostaria de agradecer-lhes a opotunidade de blogar nesse espaço a Palavra de Deus, como o próprio paulo diz : pregue a palavra (2 Timóteo 2:42). Trarei hoje uma breve meditação sobre um texto das Escrituras que estive pregando esses dias atrás na minha Igreja, onde falei sobre perfeição. 

O ser humano está sempre em busca da perfeição, seja a perfeição de um simples nariz como é o caso da Miss RS Bruna Felisberto que após um erro médico em uma cirugia de rinoplastia, acabou tendo sua beleza prejudicada, como também de uma coisa infinitamente maior, o chamado céu, onde tantos buscam encontrá-lo sem no entanto encontrar o caminho para ele. 


Apesar de sermos seres humanos tão imperfeitos temos sede por uma perfeição que nunca conhecemos, ou sequer experimentamos. E pensando nisso, dias atrás estava a ler a palavra de Deus, e encontrei uma perícope onde o senhor Jesus diz o seguinte: 

48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. (Mateus 5:43-48. ACRF) 

Podemos perceber nitidamente com esse texto que perfeição não identifica-se com fatores externos como por exemplo: beleza, dinheiro, uma boa faculdade, mas com a forma como nos relacionamos com Deus. E se você ler os versículos anteriores vai ver também que perfeição está relacionada à forma como nos relacionamos com o próximo. Perfeição está alicerçada na idéia de relacionamento. E como o homem é um ser social, ele não se relaciona sozinho mas com alguém. 

Jesus no diz que devemos ser perfeitos como perfeito é o nosso Pai que está no céu, ou seja devemos ser perfeitos como Deus é perfeito. Mas como podemos ser perfeitos como Deus? Isso torna-se impossível, quando não olhamos para a pefeição de Deus através de Jesus Cristo. Em João 1.1 a Biblia diz: que o verbo, a palavra, o logos eterno e perfeito, se tornou carne, se tornou homem, virou um de nós. 

Fico mais apaixonado com Jesus quando percebo que em toda a sua perfeição ele escolheu ser como eu, no entanto sem perder sua perfeição. Em Jesus, Deus empatizou-se por nós, colocou-se em nosso lugar para comunicar do nosso jeito o jeito dele. E como fez isso? Através dos relacionamentos. 

Jesus se relacionava com todos, até mesmo com os seus inimigos, sendo que na oração da cruz: Pai perdoa-lhes por que não sabem o que fazem(Lucas 23.34), Jesus amou aqueles que consideravam-se seus inimigos. Jesus amou aqueles que ninguém amava e acolheu para junto de si a pecadora através do perdão: E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais(Joao 8.11)Jesus mostrou o amor de Deus que se encarna na realidade das pessoas, na vida e também na morte, quando compartilhou as nossas dores na sua vida: E Jesus Chorou (Joao 11.35) em Jesus Deus tornou-se Emanuel(Deus conosco). Todas as vezes que olho para Cristo vejo Deus apaixonado pela vida, pelas pessoas e por isso ele era perfeito, por que perfeição é o amor e Deus é amor e Jesus é Deus. 

A perfeição que vivemos nos dias pós-modernos é uma perfeição que procura me fazer melhor, melhor que outro. Se uma miss que tem um nariz lindo, procura fazer uma rinoplastia, com certeza não é por que ela queria que a cirurgia desse errado e assim sendo ela poderia permitir que as outras mulheres fossem favorecidas pela sua tragédia, mas por que ela queria ser mais bonita que as outras e assim ganhar o concurso. Se uma pessoa entra em uma faculdade e se esmera para ser o melhor aluno, com certeza é por que visa ao sair da faculdade conseguir uma vaga no competitivo mercado de trabalho, isto logicamente, tomar o lugar de outro que estudou menos. Se compro um tênis da Nike ou da Reebok que custa aproximadamente uma cesta básica não fiz isso em favor do outro, mas em favor de mim mesmo. Assim sendo a perfeição que o mundo busca é sempre egocêntrica e individualista, nao relaciona-se com ninguém a não ser com seu próprio umbigo. 

Agora quando Jesus exorta seus discípulos a ultrapassarem as barreiras do perdão da lei imposta por Moisés em que o limite era amar os que nos amavam e o odiar os que nos perseguem, e quando na própria mensagem da Cruz Jesus cumpre o que Ele disse, Deus está dizendo que em Cristo ele relaciona-se conosco de forma perfeita e que se relacionando com o proximo através do amor de Cristo nos relacionamos com Deus e somos perfeitos. 

A igreja tem um grande desafio: estender o amor de Deus para fora das quatro paredes, ultrapassar os limites da religião e cumprir o IDE de Jesus (mateus 28.19) de forma genuína. E para que isso aconteça, nós cristão devemos ser promotores da paz: 

39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;(Mateus 5.39) 

E esse desafio não é do mundo, mas da Igreja por que só quem experimentou o amor de Deus pode dar a cara a tapa, só quem vive esse amor pode morrer por ele. Uma igreja onde os seus membros não promovem a paz, é uma igreja doente, onde as portas do inferno tem prevalecido contra a igreja que com certeza não é a Igreja de Cristo. 

Finaliso dizendo que para ser perfeito é preciso negar a si mesmo(Marcos 8.34), por que qualquer um que não nega a sua vontade é incapaz de dar a outra face. Negar a si mesmo é renunciar, assim como Cristo fez, a sua vontade e cumprir a vontade do Pai (Marcos 14.46), e isso nunca é em favor de nós mesmos, mas do próximo. E sem amar o irmão que vemos, como poderemos amar a Deus que não vemos? (1 João 4.16) e sem amar o próximo, como o amor de Deus pode permancer em nós? (1 João 3.17), e se o amor de Deus não está em nós como poderemos ser salvos pela sua graça que se manifesta através do seu amor?


***

Gilherme Alexandre Monteiro da Silva é membro da Igreja Luterana (Alia) em Fátima do Sul, bacharel em teologia pela Unigran/Dourados-MS.

Nenhum comentário: