07 dezembro, 2009

Conselhos e Conselhos - Por Eduardo Gazola


Quero considerar um conselho que ouvi:

"Não fale sem pensar; não dispare conceitos sem considerar quem lhe ouvirá."
Tão simples e tão difícil de seguir ...





Penso que se conseguisse por um tempo seguir esse conselho teria evitado grandes enfrentamentos, grandes desgostos ... As vezes pagamos alto preço por nossos impulsos, por nossa sina de comentar, de argumentar, de expressar.


Outro conselho diz que "o tolo fala demais por não ter nada a dizer" e "lata vazia faz muito barulho", então porque temos tanta necessidade de comentar?
Um sábio me disse que chegamos ao entendimento simplesmente porque entendemos, não há como entender por alguém ou fazer alguém entender, mas então porque minha alma se inquieta dentro em mim e berra para que eu não me cale, para que fale, para que entendam! Por quê?


Tenho certeza que o sábio tem razão quando diz que o silêncio falará por si, que a verdade basta por si só, mas em mim reside uma inquietação.
Sim, eu ainda quero mudar o mundo.
Ainda acredito na redenção de todo ser, se eu fui redimido, qualquer um pode ser, creio. Também sei que não será por muito tentar que irei conseguir, sei que cada um encontrará o seu próprio entendimento, mas ainda acredito que é preciso falar.


Árvore que dá fruto é a que recebe pedrada. Como as pedras doem, as vezes as pedras nos fazem crer que o que fazemos, fazemos errado, porém não é assim.
Como nos desfazer de toda a carga evangélica do passar dos anos e ser carregado pela boa nova do evangelho? Esse talvez seja o grande segredo para chegar ao entendimento do Reino de Deus. Quando o homem é livre o suficiente para escolher seguir à Deus e o seu amor sem precisar da religiosidade, da liturgia, da santificação humana; nesse ponto é que vemos e conhecemos o Reino de Deus.


Aprendemos que devemos amar simplesmente, e de todo o coração, com a pureza de nosso ser, e, se assim fizermos, seremos como crianças e herdaremos o Reino de Deus.


Deus, o Pai, simplesmente nos amou e nos permitiu ser amados. Permitiu também que o amemos e isso fez toda diferença. O amor incondicional com que o Pai nos amou nos permite calar e amar.
Por isso o sábio disse: "não fale sem pensar, não dispare conceitos sem considerar quem lhe ouvirá."


Que o amor de Deus permita-nos amar à ponto de calar.
Nisso reside a Graça de Deus.




Em Jesus,
Duda.

Nenhum comentário: