03 dezembro, 2009

Oração de um cristão preocupado I. O lamento. (Pr. José do Carmo)



Noites atrás, após assistir a alguns programas evangélicos, fui subitamente tomado por alguns questionamentos. Como aprendi que a oração é um diálogo com Deus, dirigi a ele a seguinte oração:


Pai, em nome de Jesus, eu peço que me ouças, mas tenhas paciência comigo, por tua graça e amor suportai minha oração, carregada de lamentos, espanto e indagações. Pai, são coisas que tem me angustiado muito enquanto cristão e pastor.

Pai amado, O Senhor tem visto que no Brasil a Igreja esta crescendo;

Te louvo por isto, mas algo esta errado, Pai, pois muitos dentre teu povo estão crendo em coisas estranhas. Seguindo coisas contrárias ao Evangelho Bíblico, praticando e ensinando coisas estranhas à tradição cristã fruto dos ensinos dos apóstolos.

Pai, isto vem ocorrendo por que muitos na Igreja já não seguem a Bíblia como regra de fé e prática, e alguns lideres da Igreja brasileira insistem em agir como norte - americanos. Eles insistem em agir como os pregadores estadunidenses disseminando a falsa "Teologia da prosperidade". Tais lideres, sabedores que o brasileiro, devido suas raízes negras e indígenas constitui-se num povo místico, resolveram explorar essas características tupiniquins e atraírem para os rebanhos deles a massa que antes compunham o catolicismo popular. Trocou-se de seguimento religioso, mas não se transformou o coração. Para se ter uma idéia, a fitinha deixou de ser do Senhor do Bonfim, agora traz, "Senhor Jesus", impresso nela, mas o "crente" continua acreditando que a fita deve se quebrar sozinha para que a benção seja alcançada.

Eu sei que o Senhor não se surpreende com nada do que tenho falado até aqui e já sabe o que ainda vou falar. Tu Senhor, em meio a tanta confusão religiosa sabe quem são teus servos/as que não se deixaram enganar pelos "pseudo pregadores” da falaciosa ''Mamonlogia da Prosperidade". Eu sei também que idolatria, amuletagem, culto a personalidades, exploração e distorção da fé por meio do incentivo a superstições que vicejam no meio de teu povo, o Senhor já viu semelhantes no século XVI, quando levantou Martinho Lutero. Sei que conheces todas as coisas verdadeiras e falsas, feitas, ensinadas e pregadas em teu Nome, mas permita-me, destacar só algumas das "esquisicrentices macumbovangélicas" surgidas em meio ao povo cristão evangélico. Senhor em nosso meio tem de tudo:

Sal grosso, lenço ungido, troca do anjo.

Água benta do monte, replicas da vara de Arão, do cajado de Moisés.

Unção dos animais estranhos, ramos de oliveira para a água do banho.

Suor apostólico que cura desde hemorróidas a unha encravada das mãos e dos pés.

Oferta de dízimo a oito por cento, despacho nas águas as sexta-feira com o pastor pai João.
Pai, tem obreiro orando pelo aumento não do salário do povo brasileiro, mas do seio das irmãs. Estou vendo a hora Pai de inventarem a "unção do vira", onde quem é João vira Maria e quem é Maria vira João, e mostrarem na telinha as fotos do antes e do depois.

Pai, eu ando até com dó dos seguidores das religiões de matriz africana, principalmente dos pais e mães de santo, pois eles estão ficando desempregados. Já tem “babalorixas” protestando, não por terem muitos de seus fieis e clientes se convertido, mas pelo fato de alguns "pastores" estarem plagiando os “trabalhos” deles. Existem pastores vestindo-se todo de branco, da cabeça até os pés, se apossando do sal grosso, da arruda, do jogar garrafas nas ondas do mar as sextas-feiras...

A confusão sincrética é tamanha, que a gente já não sabe mais quem é o pastor ou o pai de santo. Tem yalorixas rodando a baiana, pois envaidecidos pelas câmeras de televisão já tem “espíritos” abandonado os terreiros e preferindo baixarem em determinadas igrejas, por que lá podem ao menos aparecer na TV, dando entrevista dizendo quem os mandou, o que ganharam e o que pretendem fazer. O que tem livrado alguns babalorixas e yalorixas do desemprego e que ainda conseguem defender o pão de cada dia, trabalhando de ex-mãe e ex-pai de encosto, dando atendimento nas madrugadas televisivas.

Pai, não sei se é verdade, mas o Senhor sabe: dizem que certo pastor foi expulsar o "encosto" de um rapaz, e antes de mandá-lo sair, para mostrar para a igreja como se "envergonha" o inimigo, mandava o rapaz rolar, andar de joelhos, subir a escada, depois que cansou de brincar, e mandou o espírito sair, o "encosto" saiu e entrou nele. Ai o rapaz, passou a fazer o mesmo, mandando o pastor andar de joelho, rolar... Foi tamanha a confusão que o povo espantado esvaziou o salão.

Pai, eu penso que quando Jesus indagou: “ Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé sobre a terra?” Ele estava tendo um vislumbre do caos que sua Igreja vive, não só no Brasil, mas em quase todo o mundo.

Pai, as coisas mudaram bastante, ser cristão já não é como antes;
Hoje os servos são conhecidos por seus ternos caros e cabelos extravagantes
São os bens materiais que destacam a fé do cristão atual, mas parece que esse mal não é novo, o "boca de ouro" João Crisóstomo já pregava contra estas coisas:

“É por isso que os gentios não acreditam no que dizemos. Eles querem que lhes demonstremos uma doutrina, não pelas nossas palavras, mas nossas obras. Mas quando nos vêem construir casas luxuosas, plantar jardins, construir saunas e comprar terrenos, não podem convencer-se de que estamos preparando nossa viagem para outra cidade” (São João Crisóstomo - séc. IV).

É Pai, hoje as pessoas correm atrás da fama e poucos conhecem o sentido da chamada "pobreza evangélica", em tempos que o ter sobrepuja o ser, pastor aprovado por Ti, tem que ter: programa ou Rede de Televisão, ajuntar grandes multidões para ouvi-lo e possuir avião próprio, pois a malha viária das estradas brasileiras são muito ruins e...

Pai, até o jeito de orar mudou, se Agur fosse um cristão determinista moderno, veja como ele oraria:
“Senhor, duas coisas eu semeio e faço a determinação:
Reivindico que tu me livres de andar de bicicleta; moto ou fuscão
Como filho do Rei, posto como cabeça e não calda, quero a marca da promessa, que é ter meu próprio avião.

Pai me diga: Agur não mostrou sabedoria, ao orar como orou lá em Pv 30. 6, 9?
Ou ele orou daquele jeito por não existir ainda a “Bíblia dos 900” que o profeta estadunidense anunciou sábado destes via televisão?

Pai, o salmista diz que o Senhor não dormita, nem toscaneja, mas eu já estou com sono!Sei que o Senhor tem paciência para ouvir meus lamentos, mas dizem que os textos têm que ser mais curtos para agradar e não cansar o leitor, por isso vou parar por aqui e amanha continuamos nossa oraprosa... Eu ainda quero falar sobre como são tratados os pobres... Boa Noite!

Pr. (José do Carmo) Zé do Egito.
Igreja Metodista em Fátima do Sul – MS.

Nenhum comentário: