27 abril, 2010

Igreja. Que projeto é esse?

por Guilherme Alexandre
O que a cobra tem a ver com isso?

Sempre me faço essa pergunta quando estou chateado com o meio que eu vivo; o evangélico. Parece que nós que olhamos de dentro, com um olhar critico para o nicho que vivemos, temos as mesmas impressões que os que estão de fora. Temos repulsa, temos nojo, temos vergonha do que estão fazendo muitos dos ditos profetas de Deus.
Dias atrás assisti a “profecia” de uma pessoa que sempre considerei alguém cheio da unção de Deus, pode até ser que tenha a unção, mas acho que no momento ela está fora da visão, está distante do trono.

Uma profecia que falava que havia uma potestade boiadeira. Por causa dos eventos de Dallas, de Barretos e das touradas na Espanha, onde as pessoas machucam animais e são machucadas por eles, também por causa de toda adoração que a “Nossa Senhora de Aparecida” em Barretos. Visto que é sempre mais plausível culpar o demônio pelas invenções humanas, a querida e tão amável Ana Paula Valadão juntamente com outros profetas, lançaram essa pérola, uma potestade boiadeira que lançou o seu tridente sobre esses ditos locais. Tá certo que sempre chamamos o diabo de chifrudo, mas daí a associá-lo com um boiadeiro é muito preconceito, ou muita imaginação.

A profecia não para por ai. A tão respeitada cantora diz no vídeo que Deus mandou que ela comprasse uma bota de couro de píton, que custa um valor irrisório de R$2.200,00, aproximadamente 4,3 salários mínimos, tão baratos quanto os ternos italianos que alguns pastores usam por ai para propagar a teologia da prosperidade. E tudo isso Ana fez somente para pisar na maldita cobra, ela defende a tese que assim como Deus usou de formas inusitadas para falar com o profeta Jeremias, falou com ela, do jeito que anda as coisas logo ela pode ser alvo até mesmo da playboy se der para pregar pelada por ai.

Quando olha para essas irrealidades da palavra e da profecia tão reais no meio evangélico é que me preocupo com os rumos da Igreja que o Senhor Jesus idealizou. Só não perco a fé por que Jesus mesmo disse que as portas do inverno não irão prevalecer contra a sua igreja, mas que dá medo às vezes dá.

O projeto de Jesus não é um projeto frustrado por que na sua idealização ele valoriza pessoas que estão no sistema e não o contrário como tem feito tantos por ai. Que usam o dinheiro dos fiéis e o seu próprio dinheiro em detrimento do verdadeiro sentido do Reino de Deus.

Fica aqui o vídeo para que os irmãos tirem as suas próprias conclusões daquilo que se chama profecia nos dias de hoje.

Nenhum comentário: