17 janeiro, 2010

O ladrão



por Eduardo Gazola



O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. (João 10:10)
O que o ladrão tem nos roubado?



- Tempo: Hoje vivemos como se não tivéssemos tempo para nada. Todo nosso tempo está ocupado e não conseguimos mais fazer nada. São tantas coisas para fazer que não temos tempo para Deus, para família, para amigos. Algo sempre sai penalizado. Não que tudo seja culpa do diabo, mas em muitas coisas somos atarefados para não dispormos de tempo para com Deus. Em Eclesiastes o sábio Salomão nos diz que todas as coisas tem o seu devido tempo (Ecle 3:1-10)

- Alegria: Há uma crescente moda pela depressão. A depressão está na moda, é “da hora” o adolescente chorar, ficar triste, incompreendido. Adolescente que honra pai e mãe não tá com nada, o negócio é se rebelar, se trancar no quarto, ouvir músicas que o levam a entristecer-se. Essa moda é sem sombra de dúvida maligna. Não tenho dúvidas quanto à capacidade do ser humano em criar algo mal, mas também não podemos simplesmente ignorar a ação do inimigo de nossas almas. Em filipenses 4:4 Paulo nos diz, alegrai-vos no Senhor, mais uma vez vos digo, alegrai-vos.

- Paz: Da mesma forma que nos rouba a alegria também nos rouba a paz. Com pequenas coisas, com as ofertas saborosas. Você pode perder a paz de várias formas. Uma oferta tentadora numa loja pode o fazer arriscar além do seu orçamento e assim tirar-lhe a paz enquanto não restaura seu crédito.
Um desentendimento com um vizinho pode o fazer perder a paz no seu lar, agitar-se cada vez que chega em casa. A culpa lançada pelo diabo por cada pecado também pode te fazer perder a paz. Mas Jesus disse que nos deixava a sua paz, João 14:27.

- Família: Família é o projeto de Deus para nós. “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”(gen 2:24). A bíblia inteira fala sobre a família e também como o inimigo à tempos tenta destruir esse fundamento de Deus. Salmo 127:3 diz: “Os filhos são a herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão.”. Deus nos fez para vivermos em família, o projeto de Deus para o homem é a família. Fez até um mandamento para que a família se mantivesse unida.
O inimigo astuto, desde o início da historia da humanidade vem tentando destruir esse presente de Deus. Colocou intriga entre Adão e Eva, colocou o mal entre Caim e Abel, colocou o mal entre pais e filhos, mães e filhas, ..., a família tem sido atacada fortemente pelo diabo. Pedofilia, traição, homossexualismo, são exemplos de coisas que minam as famílias ou impedem que surjam novas. Mas devemos ser os mensageiros do Senhor, aqueles que demonstram agir de forma diferente e assim dando sabor ao mundo.

- Amor: O amor incondicional como Deus nos deu também foi minado em nossas vidas. Não está na moda, é ‘de-modê’. O amor desinteressado, sincero, paciente, longânimo, não faz sentido para uma geração que quer levar vantagem em tudo. Quer ser restituído em tudo. Quer equiparação com Deus. Uma geração que acredita ter mais diretos que deveres, que tem pressa em possuir, ganhar, ... Mas não foi assim que o Senhor Jesus nos ensinou. Ele amou, perdoou, se entregou por nós. Jesus ensinou o verdadeiro amor e somente nEle é que podemos amar plenamente. I João 2:5 diz: “Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado, nisto conhecemos que estamos nele.” I João 4:7-8 diz: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”

Esta é apenas uma pequena lista com coisas que sutilmente o inimigo que é ladrão tem usado para nos roubar, pois fazendo isso ele nos tira a vida abundante que temos em Cristo. Em Cristo temos vida abundante.

E você, o que o inimigo tem te roubado?


Nenhum comentário: