28 janeiro, 2010

Jesus Chorou



por Eduardo Gazola



João 11:1-45
Por que Jesus não evitou a morte de Lázaro?
A distância entre Jerusalém e Betânia era de 15 estádios, algo em torno de 3km. Normalmente levava-se 1 dia de viagem para percorrer a pé essa distância, devido ao relevo. Muito provavelmente quando os mensageiros saíram de Betânia ao encontro de Jesus, Lázaro morreu, levaram um dia para chegar até Jesus. Jesus permaneceu mais dois dias, Ele estava fazendo uma obra ali, curando vidas, atendendo ao povo que clamava naquele lugar e ensinando ao povo sobre o Reino, e levou outro dia de viagem até chegar a Betânia.

Por que as tragédias acontecem?

Tsunami na Tailândia, Furacão Catarina, Enchente no Vale do Itajaí, Terremotos no Haiti, Favelas, Gripe H1N1, Dengue e agora as enchentes por todo país.
Todas essas coisas acontecem independentes da vontade de Deus.
Não foi porque o Senhor quis ou mesmo permitiu tais coisas. Deus criou o homem para relacionar-se com Ele.
Lucas 13:34 nos fala sobre o livre-arbítrio do homem, e que as coisas que acontecem não simplesmente pelo querer de Deus.
Não é porque Deus revelou na palavra que enfrentaríamos terremotos, furacões, maldade dos homens, amor se esfriando, ..., que isso seria simplesmente vontade de Deus.
Ele nos revelou o que aconteceria mas não quer dizer que o fez, ou que Ele faria tais coisas.

O amor de Deus
O choro de Jesus diante a perda do amigo e a sua ordem de ressurreição são motivos suficientes para provar o seu amor.

Lucas 11:13 “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem.”

Em Isaias 53 a palavra revela o caráter do Salvador. Ele sofreu nossas dores, nossas angústias, nossa culpa. Ele tomou sobre si o que era reservado para nós, por qualquer critério de justiça.

Em João 3:16 o ultimato do seu amor. Como conseguem crer que mesmo amando o mundo de maneira excelente como amou iria matar milhares de inocentes para ‘provar’ o seu poder.

Algo destoa no discurso desses evangelistas.
Oportunismo barato. Discurso terrorista.
Qual será o próximo passo deles? Homens bomba?

Tudo isso são formas de sub-julgar um povo em busca de enriquecimento próprio, poder, influência.
A prática de relacionar qualquer tragédia ou insucesso ao pecado ou falta de fé é o que tem feito muitas pessoas andar pesarosas na terra.
A vida abundante em Cristo tem sido saqueada pelos discursos alarmistas e oportunistas dos que de má fé conduzem o povo.

O lázaro? Morreu porque estava doente, só.
Cristo chorou as mesmas lágrimas que hoje derrama pelo Haiti.
As mesmas lágrimas derramadas por cada criança que morre de fome nas ruas.
As lágrimas que chora junto com o pai ou a mãe que não consegue alimentar seus filhos.
A sua dor, a minha dor, a nossa dor. Cristo chorou as nossas lágrimas.

Nenhum comentário: