27 junho, 2011

A Singularidade do Cristianismo

por Abel Francelino
Quando digo cristianismo, refiro-me ao cristianismo puramente bíblico, não o conceitual humano ou de religiosidade institucional, como por exemplo classifica o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, um cristianismo misturado ou contaminado com crenças e práticas que nada tem haver com os ensinos de Cristo.


O que faz o cristianismo ser diferente de todas as demais religiões, mesmo que algumas delas ainda professem o mesmo Deus criador, o Eu Sou, O Jeová. (xintoísmo, budismo, judaísmo, islamismo, etc)? O que faz o cristianismo ser único, especial, extraordinário, distinto, notável?


Em primeiro lugar o Cristianismo é inclusivista e não exclusivista, ele não é de um povo ou etnia, ou de um grupo seleto de pessoas, está aberto a todos os povos, o seu fundador ou a pedra angular não faz acepção de pessoas, mas salva todos os que o invocarem (Romanos 10 12-13), a porta ou acesso é unicamente uma pessoa, não existe vários caminhos ou meios pra se chegar lá, é através do Deus encarnado, Jesus Cristo (João 14.6), que se esvazia por amor e assume a forma humana, limitada, para em meio a muito sofrimento e humilhação proporcionar resgate e oferecer oportunidade e esperança, e proporcionar vida, para nos religar ao Deus Pai (Filipenses 2.4-18), religar porque o pecado faz separação entre o ser humano e Deus Santo (Isaías 59.1-2; Romanos 3.21-23; 6.23), não é uma necessidade de Deus, é pura e simplesmente uma iniciativa de amor (João 3.16-21). O mérito também não é do homem, não é por obras pra que ninguém se glorie (Efésios 2.8-22), pois não foi o homem pecador que o escolheu, mas antes foi chamado e crendo foi então escolhido, não amou primeiro, mas apesar de ser contrário ou inimigo, foi primeiro amado pelo seu salvador. A Base do cristianismo por tanto é o puro e genuíno amor, visa sempre o outro e não a si mesmo. Deus é amor e tudo está fundamentado em amor. “Não se deixem vencer pelo mal, mas pagai o mal com o bem” “Amai os vossos inimigos””Orai por quem vos perseguem””Daí e dar-se-vos-á” “O maior seja o Menor”. O amor de Deus é derramado em nossos corações.


O cristianismo autêntico anuncia as boas novas do resgate individual para o benefício coletivo, o fim não está em si mesmo (daquele que o encontra) não é egocêntrico ou para satisfação e realização pessoal, mas no benefício do próximo, a meta é o coletivo, é comparado ao fermento que posto em parte da massa acaba contagiando ou afetando a massa toda. (Para Deus importa que todos sejam salvos). Disse Jesus: Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi, para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros. (João 15.16-17)


Para se viver o autêntico cristianismo é necessário morrer para si mesmo, ou submeter a sua vontade a vontade de Deus (“Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”. (Marcos 8.35-38). Jesus respondeu: Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem. Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terá e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. Quem me serve precisa seguir-me; e onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará. (João 12.23-26)


Para de fato experimentar ou vivenciar o autêntico cristianismo basicamente são necessário três requisitos:

- OUVIR A PROPOSTA DO EVANGELHO, entender, conhecer a verdade.

- CRER NO EVANGELHO DE CRISTO– acreditar nesta verdade por ser uma pessoa e ser a melhor proposta de vida para hoje e para a eternidade.

- PRATICAR O EVANGELHO.”Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor” e não fazem o que eu digo? Eu lhes mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. E como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a tormenta deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa. (Lucas 6.46-49) Ter fé em Jesus como Senhor, é o único caminho para o céu, para vida eterna.


O PAPEL DO CRISTIANISMO


Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Como são belos os pés dos que anunciam boas novas”. (Romanos 10.12-15)

Possamos de fato viver o cristianismo bíblico e
desfrutar de uma vida maravilhosa
na presença do Deus amoroso.

Pr. Abel Francelino

Nenhum comentário: