30 junho, 2010

Be Stupid!

por Eduardo Gazola

Eu fico me perguntando qual foi o momento em que nós nos perdemos.
Li num portal sobre um anúncio de uma grife de roupas que teve suas propagandas banidas no Reino Unido. Fiquei chocado com com o anúncio da Diesel e com os portais que vincularam a notícia.

Mas fiquei chocado mais com o contexto da campanha do que com as fotos em si, sem falar no que foi vinculado nos portais de notícia. Veja bem meu querido leitor, não li em lugar algum alguém questionando o teor textual do anúncio, somente o visual.
Não houve um que questionasse as frases do anúncio, mas somente as fotos.
O anúncio da Diesel diz assim:

"Os Inteligentes podem ter cérebro, mas os estúpidos tem coragem. Seja Estúpido!"


Os anúncios foram proibidos pelo ASA (Advertising Standards Authority) no Reino Unido para outdoors e liberados para revistas.

O ASA considerou que as imagens eram muito sexys para serem postos em outdoors aonde crianças poderiam ver. A grife revidou dizendo simplesmente que em termos de nudez, o conteúdo da campanha era menos ofensivo do que muitos anúncios de roupas esportivas, moda praia e lingerie (The Guardian).


Pois bem, eu fiquei aqui pensando no seguinte, o problema todo esbarrou no fato de serem ou não sexy demais os anúncios, mas eu mesmo fiquei intrigado pelo tema da campanha.

Seja Estúpido!

Pera aí! Para tudo! Que negócio é esse?
Quer dizer que para me convencer de comprar da sua grife eles me convidam a ser estúpido? E há quem compre!

A estupidez é a qualidade ou condição de ser estúpido, ou a falta de inteligência, ao contrário de ser meramente ignorante ou inculto. Esta qualidade pode ser atribuída às ações do indivíduo, palavras ou crenças. O termo assim também pode se referir ao uso inadequado do juízo, ou insensibilidade a nuances por uma pessoa que se julga inteligente. O adjetivo também pode ser usado como um pejorativo.

A mensagem contida na campanha é simples. Não pense! Se você pensar você não será corajoso, não será ousado. Para ser bem visto por esse mundo você precisa ser vazio, você precisa ser estúpido!

Pensando bem, não é de hoje que a sociedade tenta impor esse método.

Seja estúpida, emagreça até a morte, regorgite todo alimento ingerido, faça a dieta do alfabeto, da luz, da água, dos sucos, da urina, ...

Seja estúpido, use bomba e fique com aparência de forte, mas acabe com seu organismo, afinal o estúpido não pensa, ele aparenta...

Seja estúpido e tenha um carro novo de alto padrão, nem que pra isso você comprometa todo o seu orçamento por 5 ou 10 anos, o que importa é andar com carro novo.

Seja estúpido, não pense, seja ousado e faça parte dessa moda!

...

Eu não, obrigado... pode ficar, eu dispenso! Aliás, eu penso, não posso evitar.

2 comentários:

DIZZIO disse...

Que, se você pensar bem, também podemos concluir como o seguinte: "seja estúpido, seja idiota, seja o que você quiser panaca, mas compre estas calças"
Não acha?

Eduardo Gazola disse...

Bem isso!

Não pense, não nos importa que vc pense, importa que vc compre!

Se vc comprar tudo bem, se não comprar a sua opinião não nos interessa!