27 agosto, 2012

Três Maneiras de Olhar para a Bíblia - Ed René Kivitz

Transcrevo aqui um trecho do 13º capítulo do livro "O livro mais mal humorado da bíblia" de Ed René Kivitz. O livro traz reflexões sobre a vida, o cotidiano, o nosso trivial, sobre o plano de fundo de Eclesiastes e a visão de Salomão sobre a vida. Em especial quero ressaltar a citação de Rubem Alves que no mínimo deve servir de motivação para o raciocínio e questionamento. 

Segue:


Três Maneiras de olhar para a bíblia.

A primeira maneira é olhar para Bíblia como um manual de instruções. Para o Eclesiastes, Deus é o Criador do universo e da raça humana. Nada melhor, portanto, do que perguntar ao próprio Criador como é que a criatura funciona. Se olharmos para a Bíblia como um manual de instruções, percebemos que os mandamentos de Deus não são restrições impostas por uma divindade melindrosa, mas sim um caminho de vida. "Funciona melhor quem vive assim e assado", poderia dizer o Eclesiastes. Ele recomendaria observar os mandamentos de Deus porque, em geral, a vida funciona melhor para quem obedece, e desanda para quem se rebela. Embora não sejamos máquinas que vêm de fábrica com manual de fabricante, e a vida seja complexa o suficiente para se submeter a regras, parece claro que a existência humana observa certos padrões mínimos.

A segunda maneira é olhar para a Bíblia como referência para a peregrinação espiritual. Tudo o que está na Bíblia é palavra inspirada por Deus, mas isso não quer dizer que toda a Bíblia é pronunciamento de Deus, que automaticamente receba seu aval (grifo meu). Creio na soberania de Deus, que permitiu o texto inspirado chegar até nós. No entando, creio que Deus não ditou a Bíblia, não se pronunciou de uma ponta a outra, não foi assertivo nem propositado em cada palavra ou versículo dela.
Algumas declarações que constam na Bíblia foram feitas por Davi, outras por Paulo, e ainda outras por João. Algumas declarações bíblicas são uma coletânea de sabedoria universal, outras são cânticos de lamento de um povo oprimido no cativeiro, além de uma grande quantidade de histórias de pessoas que tiveram uma experiência com Deus.
Apenas pessoas muito simplórias pretendem obedecer literalmente à Bíblia Sagrada, entendendo que tudo o que nela está escrito se deve obedecer para sempre. Um texto de Rubem Alves ilustra bem esse ponto.

Digo isso a propósito de uma carta dirigida a Laura Schlessinger, conhecida locutora de rádio nos Estados Unidos que tem um desses programas interativos que dá respostas e conselhos aos ouvintes que a chamam ao telefone. Recentemente, questionada sobre a homossexualidade, a locutora disse que se trata de uma abominação, pois assim a Bíblia o afirma no livro de Levítico 18:22. Um ouvinte escreveu-lhe então uma carta que vou transcrever: "Querida doutora Laura, muito obrigado por se esforçar tanto para educar as pessoas segundo a lei de Deus. [...] Mas, de qualquer forma, necessito de alguns conselhos adicionais de sua parte a respeito de outras leis bíblicas e sobre a forma de cumpri-las: Gostaria de vender minha filha como serva, tal como o indica o livro de Êxodo 21:7. Nos tempos em que vivemos, na sua opinião, qual seria o preço adequado? O livro de Levítico 25:44 estabelece que posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, desde que sejam adquiridos de países vizinhos. Um amigo meu afirma que isso só se aplica aos mexicanos, mas não aos canadenses. Será que a senhora poderia esclarecer esse ponto? Por que não posso possuir um canadense? Sei que não estou autorizado a ter qualquer contato com mulher alguma no seu período de impureza menstrual (Levítico 18:19 ; 20:18; etc). O problema que se me coloca é o seguinte: como posso saber se as mulheres estão menstruadas ou não? tenho tentado perguntar-lhes, mas muitas mulheres são tímidas eoutras se sentem ofendidas. Tenho um vizinho que insiste em trabalhar no sábado. O livro de Êxodo 35:2 claramente estabelece que quem trabalha aos sábados deve receber a pena de morte. Isso quer dizer que eu, pessoalmente, sou obrigado a matá-lo? Será que a senhora poderia, de alguma maneira, aliviar-me dessa obrigação aborrecida? No livro de Levítico 21:18-21 está escrito que uma pessoa não pode se aproximar do altar de Deus se tiver algum defeito na vista. Preciso confessar que eu preciso de óculos para ver. Minha acuidade visual tem de ser 100% para que eu me aproxime do altar de Deus? Eu sei, graças a Levítico 11:7-8, que quem tocar a pele de um porco morto fica impuro. Acontece que adoro jogar futebol americano, cujas bolas são feitas de pele de porco. Será que me será permitido continuar a jogar se usar luvas? Meu tio tem um sítio. Deixa de cumprir o que diz Levítico 19:19, pois planta dois tipos diferentes de semente ao mesmo campo, e também deixa de cumprir a sua mulher, que usa roupas de dois tecidos diferentes, a saber, algodão e poliéster. Será que é necessário levar a cabo o complicado procedimento de reunir todas as pessoas da vila para apedrejá-la? Não poderíamos queimá-la numa reunião privada? Sei que a senhora estudou esses assuntos com grande profundidade de forma que confio plenamente na sua ajuda. Obrigado de novo por recordar-nos que a palavra de Deus é eterna e imutável. (Homossexualidade e outros pecados. Folha de São Paulo, edição de 30 de Setembro de 2008)

Definitivamente, a Bíblia é a palavra de Deus, não por ser um livro de regras, mas por registrar e perenizar um singular caminho de sabedoria espiritual.

A terceira maneira é olhar a Bíblia como revelação de mistérios. Há realidades a respeito da dimensão espiritual que jamais conheceríamos se Deus não as tivesse revelado. Creio que há dimensões da vida às quais jamais chegareis através da especulação racional. Por isso me submeto ao que a Bíblia diz e a trato como revelação de Deus. Para mim a Bíblia é inquestionável. Mas, quando se trata de vivência pessoal e normatização social, eu a trato como referência e olho para os mandamentos de Deus como caminhos de vida. Para obedecer, precisamos ser inteligentes.


***


Fica para reflexão geral, e se gostou do post, compartilha no facebook, tem os links aqui embaixo para curtir e compartilhar, assim ajuda a divulgar o Reflexão.


Abraços, 


Duda.


Nenhum comentário: