07 novembro, 2011

Passo a Passo 1 - Comunhão


Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos. (Atos 2:46, 47 NVI-POR)

Tenho sido encantado pelo texto de Lucas a Teófilo, o livro de Atos dos Apóstolos ou do Espirito Santo, sempre preferi dos apóstolos, tenho receio de que ao usarmos como Atos do Espírito Santo venhamos nos esquecer do fator humano do mover na Igreja Primitiva, essa tendência a se divinizar tudo nos roubou o mais divino que temos o HUMANO. Atos do Espirito Santo por meio dos apóstolos. 


 Em um tempo não muito distante do hoje, me encantava com os milagres primitivos, depois foi a vez de me encantar com a eclesiologia primitiva e suas hierarquias espirituais e ministeriais. 


Hoje o que me entusiasma é a comunidade primitiva! 


O maior milagre em Atos está na comunidade, na forma como viviam os irmãos , ali não há oligarquias nem hierarquias muito menos protagonistas, há sim um corpo unânime que encantava quem a volta estava. Parece utópico. Fora do tempo, fora de nossa cabeça nada primitiva. Mas eis o grande desafio evangélico, o desafio da igreja, FORMAR COMUNIDADE! 


Estou em Fátima do Sul a onze anos, minha primeira igreja e o primeiro pastor da igreja. Impossível me esquecer do início... Quem me conhece sabe que a nostalgia não faz parte de minha alma, pelo contrário, tenho uma facilidade enorme de viver um novo tempo, porém nunca jamais ignoro a história, principalmente a minha para que no caminho da reflexão possa construir e reconstruir vida! 


Sem dúvida o início foi marcante em minha caminhada, em minha espiritualidade, e o inicio era muito simples, formávamos comunidade e vivíamos unidos adorando a Deus. Crescemos mais no início e não somente numericamente, crescemos em graça e paz. No caminhar nos perdemos e paramos de ser simples para sermos conceituais, paramos de dar exemplos e começamos a pregar exemplos, nos perdemos, mas em tempo nos alertou o Senhor e hoje buscamos o desafio da simplicidade da comunidade para construirmos vida. Voltamos a ter o gosto da comunhão, o milagre do desprendimento, do perdão, do carinho da proximidade com o próximo e temos tido o gosto de reconstruir a fé da família da fé. 


Não era fácil ser comunidade no império Romano, os desafios deles eram tão grandes ou maiores do que os nossos, e as comunidades primitivas de Atos não eram colônias de isolamento, porque o Evangelho não isola, o evangelho reforma, muda. 


Creio e tenho tido o coração cheio de esperança de que vamos conseguir, de que vamos construir a felicidade, já que ela não está presa à lugares, culturas ou épocas, vamos conseguir... O grande milagre de Deus através do Evangelho é nos fazer mais humanos e mais próximos, sendo assim que toda estratégia seja para formar igreja e não para gritar conceitos, mas para gerar comunidades.

Vamos juntos construir o Reino de Paz e Graça em Fátima do Sul ou por onde estivermos.




Luciano Gazola
 pastor da ALIA em Fátima do Sul.







*** 
Passo a Passo é uma coluna com pequenos fragmentos da palavra de Deus e a interpretação sugerida pelo Pr Luciano, com textos curtos e diretos, para fácil compreensão e fixação da Palavra de Deus.

Nenhum comentário: