29 março, 2011

Encontrando ou Ganhando a Vida - Pr Abel Francelino

Pastor Abel Francelino
Ouvimos por vezes alguém dizer: “Aquele está com a vida ganha”, ou seja; “está resolvido”; “já fez o seu pé de meia”; “se parar de trabalhar agora, vive bem com o que tem e ainda sobra”; ou, melhor dizendo: “Tá garantido”.

O que leva as pessoas a fazerem tal afirmação? É pelo fato de medirem a fortuna e capital que o outro possui pela estimativa de vida que ainda tem, levando em conta a melhor das hipóteses de longevidade.

Exemplos bíblicos dos que viam por essa ótica:
 


  • Parábola do Rico Insensato. Lucas 12.13-21.
  • Parábola do Filho pródigo Lucas 15.11-31.
  • Parábola do Jovem Rico. Lucas 18.18-30 .

Curioso notar, é que, partindo de um prisma diferente, Jesus aborda este assunto sobre ganhar a vida citado nos quatro evangelhos, inclusive se repetindo em alguns deles, o que veremos a seguir:

Mateus 10.39; Contexto: 10.30-42;
Mateus 16.25; Contexto: 16.21-28;
Marcos 8.35; Contexto: 8.31-38;
Lucas 9.24; Contexto: 9.18-27;
Lucas 17.33; Contexto: 17.20-37;
João 12.25; Contexto: 12.20-50;

“Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará” (Mateus 10.39)

Jesus não veio trazer paz entre todos. Lucas 12.49-53

Isto traduz em morrer para si mesmo, o homem jamais pode ser o centro, ou pensar que tudo tem que convergir pra ele, no centro deve estar Jesus.

Podemos perceber claramente na conversa de Jesus, com um mestre em Israel chamado Nicodemos, registrada em João 3, Ele vai direto a necessidade vital daquele homem alegando: importa-vos nascer de novo, pois quem não nascer de novo não pode ver (visualizar ou entender) o Reino, e quem não nascer da água (lavar regenerador da palavra=obediência ou submissão a vontade de Deus), não pode entrar no Reino.

Precisamos aprender a ouvir de tudo e reter somente o que é bom a exemplo dos crentes bereanos. Atos 17.11.

Exemplo da necessidade de morrer para si mesmo e não querer agradar a homens, mas sim a Deus: 


  • Conforme o posicionamento dos apóstolos no episódio registrado Em Atos 5.17-42.
  • Conforme Apóstolo Paulo repreendendo Pedro por querer retornar ao judaísmo para agradar a homens em Gálatas 2.11-21. Não podemos deixar de falar a verdade, ainda que isto venha a desagradar alguns irmãos ou amigos.

O maior mandamento é: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento". Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele. "Ame o seu próximo como a si mesmo". Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas. 

 
Amar (agradar) a Deus vem antes de amar (agradar) o próximo, não podemos inverter se isto implica em não agradar a Deus. Deus ama o pecador e não o seu pecado. Em Romanos 5.5, vemos que este amor é suprido pelo Senhor, o mesmo amor relatado em 1ª Coríntios 13.


Que o nosso Deus bondoso e amoroso Pai nos abençoe, e nos de o
discernimento de como melhor podemos servi-lo em amor
para de fato encontrarmos a verdadeira vida.
Pr. Abel Francelino - Betânia Igreja de Cristo



Fonte: Blog da Betânia.

Nenhum comentário: