10 setembro, 2012

Santo Remédio - Ed René Kivitz

Quase ninguém sabe o que é benzilpenicilina benzatina, mesmo os que já sofreram da agulha de um Benzetacil. E o que dizer do bromazepan, cujo nome de guerra é Lexotan! Sabe quem é o brometo de n-butilescopolamina? Nada mais, nada menos do que o Buscopan. E se você preferir o Buscopan Composto, basta chegar na farmácia e pedir brometo de n-butilescopolamina com dipirona sódica. O aciclovir é mais conhecido por Zovirax e o cloridrato de fluoxetina é o famosíssimo Prozac. Jamais viajo sem a companhia de mucato de isometepteno mais dipirona sódica mais cafeína anidra: a Neosaldina.

O Evangelho é um santo remédio. Bem, pelo menos, costumava ser. Ou melhor, ainda é, caso estejamos falando do genérico. Sim, porque os laboratórios eclesiásticos institucionais empacotaram a essência de maneira a torná-la mias atraente e, nessa manipulação das substâncias, o conteúdo do Evangelho foi alterado. Até porque mais vale a embalagem e o marketing do que o remédio em si. Fiz uma pequena pesquisa no mercado e encontrei o genérico Evangelho empacotado em diversas versões. Uma pior que a outra, mas todas muito populares.

Encontrei o Evangelho versão incorporação. A receita diz que o usuário deve esvaziar-se completamente de suas responsabilidades pessoais para tornar-se gradativamente um mero instrumento despersonalizado das for;as espirituais. A fórmula foi muito usada nos terreiros de macumba e centros espíritas, adotadas pelos "cavalos" e "cambonos", e depois foi adotada por setores da Igreja Evangélica que acreditam que o ideal de intimidade com Deus e desempenho ministerial é a completa anulação de si mesmo em sujeição ao Espírito-espíritos. Ao usar o Evangelho versão incorporação, o usuário passa a justificar todas as coisas pela ação direta do Espírito Santo - ou outro espírito, sabe-se lá: "Foi o Espírito quem mandou"; "Foi o Espírito quem disse"; "Foi o Espírito quem me conduziu", e outras coisas, como se o Espírito Santo tivesse baixado no sujeito, da mesma forma que nos terreiros baixa o santo.

Encontrei também o Evangelho versão segregação. Esse aí, muito caro. Usado apenas por uma casta especial de favorecidos por Deus: os filhos do Rei. Os usuários do Evangelho da Segregação proclamam que as riquezas do mundo pertencem a Deus e seus filhos, e foram usurpadas pelo Diabo e pelos ímpios. Acreditam que, após algumas doses regulares, geralmente tomadas em correntes e vigílias, os favorecimentos divinos vão sendo canalizados na direção deles, e somente deles. Dizem que o pão é nosso, mas "nosso" significa "nosso, dos crentes". A fórmula foi emprestada dos regimes totalitários, em que as benesses sociais são acessíveis apenas aos que são leais ao poder estabelecido, e os "rebeldes" são espoliados em favor de uma minoria. Diversos segmentos da Igreja Evangélica acreditam que Deus existe para satisfazer os seus, e o mundo existe para ser saqueado.

Há também o Evangelho de meditação. Este é o administrado apenas nas farmácias espirituais certas, em sujeição aos enfermeiros espirituais certos. Sua fórmula foi desenvolvida na tradição do catolicismo romano pós-Constantino, e está baseada no "institucionalismo hierarquizado", muito popular nos grandes impérios eclesiásticos centrados nas figuras carismáticas de seus fundadores e proprietários. Desde os tempos da Idade Média, quando bastava ser nascido dentro das fronteiras do império para ser considerado cristão, há segmentos da Igreja Evangélica que acreditam que a relação com Deus é subproduto da correta identificação institucional. A propaganda deste remédio não fala masi de antes e depois do Evangelho, antes e depois de Cristo, mas de antes e depois da igreja A ou B, antes e depois da unção do bispo, do missionário e do apóstolo.

Já deparei também com o Evangelho versão sacramentalismo. Este remédio é administrado com dia e hora marcados, aliás, como a maioria dos remédios. Para ter acesso a uma dose, o usuário deve comparecer às atividades propostas pela autoridade clínica: a igreja e seu respectivo guru. Justiça seja feita, ninguém fica sem uma dose. Basta ligar o rádio e a TV, e logo os usuários ficam sabendo onde será e quando começa a próxima corrente da fé, a campanha da vitória, a noite do milagre, o dia do santo jejum, e por aí vai. Quem não estiver lá, perde a dose. Fica sem o remédio. A fórmula foi desenvolvida também na cultura da Santa Missa - sacramento supõe transferir graça - e adotada por segmentos da Igreja Evangélica que acreditam que a participação na ciranda do culto é a principal fonte de benefício espiritual para os fiéis. E fonte de enriquecimento para a indústria farmacêutica espiritual, é claro.


***

Outra espiritualidade
Capítulo 6, pag 39
Ed René Kivitz