30 abril, 2010

Somos Igreja

por Eduardo Gazola
Somos Igreja quando amamos o irmão independente da instituição que ele congrega ou da fé que ele confessa.
Somos igreja quando defendemos meramente um conjunto de pensamentos e filosofias que chamamos teologia.

Somos Igreja quando deixamos que o nosso dia-a-dia transpareça a Glória de Deus.
Somos igreja quando olhamos para o relógio, inquietos com o culto que não acaba as 21h.

Somos Igreja quando alimentamos ao faminto, vestimos ao nu, recebemos o desabrigado e amamos o aflito.
Somos igreja quando recebemos no rol de membros aqueles que seguiram a nossa cartilha.

Somos Igreja quando levamos a salvação ao perdido.
Somos igreja quando dizemos exatamente o que deve ser feito para escapar do inferno.

28 abril, 2010

Teologias que racham a Graça


por Luciano Gazola
Em 1998 conheci o Evangelho que já me conhecia a um bom tempo. Me lembro do cheiro daquela noite, dos louvores, dos perfumes, dos rostos, da voz do pastor Mario Silveira do abraço do pastor Valdemar... Os bancos da igreja, a arquitetura alemã literalmente alemã, fizeram um templo no calor do MS com telhado preparado para a neve da Europa. Longos passos da Issat Bussuam até a Mato Grosso onde morava na época. Um filme passou na tela da minha mente, vi minha vida toda em 4 km de caminhada.

Menos de um ano depois estava dentro de uma Faculdade Teológica, um Seminário, tudo muito diferente dos números da Contabilidade no campus da universidade Federal, bem diferente.

27 abril, 2010

Quem te viu e quem te vê!

por Eduardo Gazola
Eu vi o vídeo no Genizah.

De verdade, quem te viu e quem te vê.
Aos 2:45 o negócio fica tão macabro que não dá pra entender como ainda há quem o defenda.
Não dá pra aceitar uma bestialidade (da besta mesmo, de satanás) como esta e simplesmente deixar porque não podemos separar o joio do trigo.

Que seriam dos profetas então? Eles não estavam lá na maioria das vezes para apontar justamente o erro do povo de Deus?

Veja o vídeo, pelo menos entre 2:45 e 3:10.

Igreja. Que projeto é esse?

por Guilherme Alexandre
O que a cobra tem a ver com isso?

Sempre me faço essa pergunta quando estou chateado com o meio que eu vivo; o evangélico. Parece que nós que olhamos de dentro, com um olhar critico para o nicho que vivemos, temos as mesmas impressões que os que estão de fora. Temos repulsa, temos nojo, temos vergonha do que estão fazendo muitos dos ditos profetas de Deus.
Dias atrás assisti a “profecia” de uma pessoa que sempre considerei alguém cheio da unção de Deus, pode até ser que tenha a unção, mas acho que no momento ela está fora da visão, está distante do trono.

23 abril, 2010

Conselhos para sobreviver ao mundo gospel

por Ricardo Gondim

O mundo gospel se torna cada dia mais patético; distante do protestantismo; em rota de colisão com o cristianismo apostólico; transformado numa gozação perigosa; adoecendo e enlouquecendo milhares que são moídos numa engrenagem que condena a um duplo inferno.

Não consigo responder a todas as mensagens que entopem minha caixa postal. Milhares pedem socorro. Eu precisaria ter uma equipe de especialistas, todos me ajudando a atender os que me perguntam: “ a maldição do pastor vai pegar mesmo?”; “é preciso aceitar as patadas que recebo do púlpito?”; “em nome da evangelização, devo aturar esses sermões ralos?”.

Dunga por favor né ...

Fraseando

por Ariovaldo Ramos
Deus é tão bom, que, a cada dia, me exercito em perceber os seus milagres, em tudo e em todos.

Na ressurreição do Cristo comemoramos o dia em que a humanidade venceu. A partir do que, tudo é, apenas, uma questão de tempo!

Deus se realiza em nos fazer gente feliz!

20 abril, 2010

Pecado (II)

por Aviad Kleinberg
A primeira parte está aqui e a segunda parte disponibilizada pelo Gondim segue:

Não existe pecado sem contexto. E não existe escrita impessoal sobre o pecado. Tudo o que se escreve sobre pecado é autobiográfico, mesmo quando o escritor analisa idéias abstratas ou discute os pecados alheios. Este livro não é uma confissão. Até certo ponto, é um jeito de evitar confissão. Entretanto este livro lida sim, sobre mim, especialmente quando não me refiro a mim.

19 abril, 2010

Veja e conclua por si só

Mas por favor, tenha brios e veja até o fim os três vídeos:


Tem mais dois abaixo:

E o moribundo não se mexeu

Por Ariovaldo Ramos

Eu deveria ter colocado esse texto antes do Reencontro e do A Família que seriam a sequência desse aqui. Desculpem o blogueiro.

Segue então o texto que deu origem aos demais.

***

Certo homem descia de Jerusalém para Jerico, quando foi assaltado, e surrado, e deixado para morrer, na beira da estrada.

Ele era sacerdote. Todos os sacerdotes e levitas o conheciam.

Jerico era o seu campo missionário, mas, naquele dia, ele foi impedido de chegar lá. E tudo indicava que jamais chegaria.

17 abril, 2010

A Aliança

por Luis Fernando Veríssimo


Esta é uma história exemplar, só não está muito claro qual é o exemplo. De qualquer jeito, mantenha-a longe das crianças. Também não tem nada a ver com a crise brasileira, o apartheid, a situação na América Central ou no Oriente Médio ou a grande aventura do homem sobre a Terra. Situa-se no terreno mais baixo das pequenas aflições da classe média. Enfim. Aconteceu com um amigo meu. Fictício, claro.

Ele estava voltando para casa coma fazia, com fidelidade rotineira, todos os dias à mesma hora. Um homem dos seus 40 anos, naquela idade em que já sabe que nunca será o dono de um cassino em Samarkand, com diamantes nos dentes, mas ainda pode esperar algumas surpresas da vida, como ganhar na loto ou furar-lhe um pneu. Furou-lhe um pneu.

15 abril, 2010

Mais do Mesmo

por Eduardo Gazola


Falavam desde o ano passado sobre essa porcaria das pulseiras, mas precisou uma menina de 13 anos ser estuprada por quatro abobados em londrina-PR para caírem na real sobre o problema.
Sem querer entrar no mérito do fato em particular, uma fez que uma menina de 13 anos não é mais inocente em nossos dias e ao usar as pulseiras estaria oferecendo-se aos marmanjos, por outro lado nada justifica que os babões fizessem algo do qual com certeza arrepender-se-ão por muito tempo quando de fato entenderem o que fizeram a si e a menina.

Em santa catarina está proibida a venda das ditas pulseiras, em todo território catarinense. Na cidade do rio acabo de ler no G1 que também foi proibido.

Tá, eu não acho que proibir seja a melhor solução, mas com certeza é o melhor paliativo.

Um reino de Amigos

por Ariovaldo Ramos

Quatro amigos levaram um paralítico a Jesus, em Cafarnaum.
Que bom que esse homem tinha amigos.
Que bom que eram amigos atentos a qualquer oportunidade de ajudá-lo.

Eram amigos parceiros, que acreditam na possibilidade e provocam-na.
Que bom que eram dos tais que não desistem diante dos obstáculos.

14 abril, 2010

Uma ilha de Lixo

por Eduardo Gazola
Eu não sei quantos de vocês já ouviram falar disso.
O fato é lamentável. Faz tempo que quero falar algo aqui a respeito, mas não tive tempo de pesquisar para escrever algo mais palpável sobre o assunto.

Resolvi então colar essa reportagem do fantástico, há quem dirá que FANTÁSTICO não é confiável, faça o seguinte, pesquise e verá que é verdade.

Existe uma ilha de lixo próximo ao Japão. Esse lixo acumulou-se ali por que as correntes marítimas se encontram ali. Então um indivíduo espertão jogou uma latinha de coca-cola no caribe e tempos depois essa latinha encontra suas 'primas' lá na Pacific Vortex como é chamada a ilha de lixo do oceano pacífico.

Aquela garrafinha que você joga na rua pela janela do seu carro, ela é levada pela chuva ao bueiro, ao córrego, ao rio e finalmente ao mar; Do mar ela vai encontrar o seu caminho para juntar-se à Pacific Vortex.

Leia essa reportagem, vejam algumas imagens e me diga se 'não tem nada a ver' mesmo.
Faça a sua parte, cada um fazendo a sua podemos chegar à um lugar melhor para os nossos filhos e netos.

E se o Reino crescer em nós?

por Caio Fábio
As esperanças de Isaías de que um dia todos os seres vivos se reconciliariam, de tal modo que presas e predadores pastariam juntos, dormiriam juntos e brincariam juntos; a tal ponto que um bebê humano meteria a mão no buraco da cascavel e não sofria nada nunca — nos remetem para aquilo que o “condicionamento sistemático escatológico” criou para quase todos nós como cenário.

Assim, de Isaías somos levados como que por encanto para o Apocalipse, e, de súbito, sem nenhuma confirmação de Jesus ou dos apóstolos, mas exclusivamente por mera criação sistêmica dos teo-escatologistas, “aprendemos” que a utopia de Isaías tem seu cumprimento no milênio do Apocalipse; milênio esse que é apenas descrito como domínio do Cordeiro por mil anos [sem que se saiba se esses mil anos são de fato mil anos ou apenas mais uma das simbolizações do livro]; ao fim do qual Satanás é “solto outra vez, e sai a seduzir as nações”, ajuntando-as para a guerra contra o Cordeiro e Seu povo.

Poesias para a Alma - Tesão Digital

por Evandro Santin
O tesão permanece ainda
Entre quatro paredes
Mas troquei algumas peças

A cama por uma mesa
A mulher por uma CPU
O olhar fixado em mim
por 15 polegadas

13 abril, 2010

Livre, leve e solto II

Livre, leve e solto

Aposentado

Não sei quem é o autor, recebi o email do pedott, mas não tinha autor, se alguém souber manda que eu dou o crédito.

***

Depois que me aposentei, minha mulher insiste que eu a acompanhe quando vai fazer compras no supermercado.
Infelizmente, como a maioria dos homens, eu acho que fazer compras é chato e tenho que ficar inventando formas de passar o tempo. E a minha mulher é igual à maioria das mulheres, fica horas fazendo compras.

Resultado:
Ontem, minha querida esposa recebeu a seguinte carta do Big Hipermercado:

12 abril, 2010

A promessa

Quem é que manda?

Pecado

Aviad Kleinberg

O que é pecado? Como separar certo e errado?
Um interessante ponto de vista de um historiador israelense traduzido aqui por Ricardo Gondim. Não li o livro, mas esse trecho disponibilizado pelo Gondim em seu site atiçou-me.

Segue abaixo na íntegra:

08 abril, 2010

Senhor, obrigado pelo herege!

Por Elienai Cabral Jr.
Minha admiração pelos hereges é indisfarçável. Eles mexem com os meus desejos mais escondidos. São capazes de me sensibilizar mais que quaisquer outros. Falam a minha alma. Adrenalizam meus pensamentos. Suas déias desconcertantes é que me fazem continuar vivo.

Eu confesso, preciso de suas heresias como da endorfina espalhada pelo meu corpo ao fim de cada corrida. Como um prazer vital. A estética da alma. A cada exercício fico suado e mais feliz. A cada heresia, desestabilizado e mais humano.

Mas antes que minha declaração de amor e gratidão aos hereges seja confundida com um delírio, preciso expor meus motivos e compreensões. Estou certo de que ganharei sua companhia em meus afetos.

Poesias para a Alma - A queda de um Castelo chamado Amor

por Evandro Luiz Santin
A queda de um castelo chamado Amor
A visão roubou as rédias
Do coração.
O perfeccionismo
Restaura a sua glória,
Os sentimentos passam a
Fazer parte de uma historia.

As heranças

Que coisa feia irmão, tá sujando o monitor com o nariz! Clica na imagem e tira o nariz do monitor! (risos)

Consumindo II

Não assim! Clica na imagem que ela fica grande e não bate o nariz no monitor!

Consumindo I

Não faz assim, clica na imagem que ela abre grande você não precisa apertar os olhos! (risos)

Superação

07 abril, 2010

Segundo Fôlego

por Ricardo Gondim
No jargão dos maratonistas, segundo fôlego acontece depois de um certo tempo de corrida. Nas primeiras passadas, o organismo queima açucar, fonte de energia menos calórica e a gente se sente cansado. Depois, passa a queimar gordura, combustível de melhor qualidade. Nesse câmbio da glicose para a gordura, o corredor se sente bem disposto, com mais ânimo, renovado. Nos meus primeiros anos de vida eu consumi glicose, a energia fácil, que me dava furor empreendedor, mas que fatigou.

Agora estou queimando os estoques de tecido adiposo; um jeito mais lento de gastar-me. Começo a experimentar outra qualidade de vida. Sinto-me revigorado; acho que entrei no estágio do segundo fôlego.

Teologia do Sorvete

por Marcos Soares
Amigos, não vos assusteis. Não é uma nova unção nem um modismo repentino que assolará a vossa terra. Trata-se apenas de uma conversa com um grande amigo, que me fez refletir sobre algumas coisas importantes na vida de um cristão, que o tempo, a correria, o envolvimento ministerial e a falta de vigilância acabam por solapar e subtrair de nossa curta experiência.

Movimento da Fé

Dez coisas que você deveria saber...


Pra que ficar apertando os olhos? Clica aí em baixo e vê grandão!

Os dez técnicos de seleções mais bem pagos


O site Futebol Finance, fez um apanhado com os valores pagos aos técnicos, na temporada 010, de todas as seleções classificadas para a Copa do Mundo na África do Sul. O técnico da seleção brasileira, Dunga, ficou em 11º com uma salário anual de 800 mil euros. Abaixo o Top 10.
salariotecnicoscopa


Os dez clubes que mais faturaram em 2009

A 13ª edição da Deloitte Football Money League, congratula pelo 5º ano consecutivo o Real Madrid como o clube que mais faturou na temporada de 2008/2009. Confira o ranking:
1º. Real Madrid (Espanha): 401,4 milhões de euros
2º. Barcelona (Espanha): 365,9 milhões
3º. Manchester United (Inglaterra): 327 milhões

06 abril, 2010

Em tudo Deus fala

por Caio Fábio
Deus criou porque não pensou somente em Si Mesmo, pois a criação é Deus pensando em outros; em todos os outros infinitamente possíveis...

Portanto, na criação temos múltiplas e infindas formas de expressão de Deus e de Sua Palavra/Verbo; visto que todas as coisas foram criadas pela Palavra de Deus; e, por tal razão expressam a Sua Palavra de modo pessoal e impessoal.

Hoje em dia estou a ponto de quase duvidar da impessoalidade de qualquer coisa que seja criatura na criação.

Souvenirs da Câmara

05 abril, 2010

A Família

por Ariovaldo Ramos
E aí... Esperando o Messias? Perguntou o Samaritano.

Claro! Respondeu o Sacerdote.

Então, vem aí o Messias para por Israel sobre tudo e sobre todos? Provocou o Samaritano.

A maioria pensa assim, meu amigo, mas estou chegando a outra conclusão. Disse o Sacerdote

Opa! Você saiu da caixa, mesmo! Instigou o Samaritano.

Exato! Eu estou retomando a questão da Imagem de Deus. Disse o Sacerdote.

01 abril, 2010

Usar o cinto! Pode salvar a sua vida!

Quem é?


Primeiro de Abril



Desenraizamento


Dia desses, flagrei-me triste de tão solto. Faz tempo que me incomoda uma leveza ruim. Sinto meus afetos pulverizados por todas as minhas partidas. Não sei o que é viver mais que cinco anos em um mesmo lugar.

Invejo os velhos amigos. Meus velhos já não são tão amigos. Boquiaberto e silente, observo o desconhecido mundo daqueles que convivem desde há muito. Nem tenho sotaque, nem grandes e antigas amizades, nem velhas memórias da mesma história, nem o silêncio da intimidade que prescinde das palavras e nem as conquistas que demandam tempo.

Poesias para a Alma - Descobertas infantis

por Evandro Santin
Com meia década,
a pequena travessa
desvenda o enigma pascal.

Na madrugada de pés descalço,
esbarrando nos cômodos da casa,
encontra seu genitor de quatro pés,
a fazer rastro de um mamífero roedor.