31 março, 2010

Sem desculpas...




Experimentos



Poesias para a Alma - Páscoa Amarga

por Evandro Santin
Quem colocou
o ovo e o coelho na páscoa?
só pode ser coisa do homem
que não prática as escrituras.

Não conhece o que significa pães asmos,
fazendo pães crescidos e doces.
Esquecendo que um povo
fez festa com ervas amargas.

30 março, 2010

Palavras

por Ricardo Gondim

Palavras são meninas fugidias, andorinhas no crespúsculo de minha existência. Palavras são anjos que riscam minhas trevas com o giz da beleza. No texto impreciso, iluminam o que este autor gostaria de ter dito.

Palavras ainda invertebradas, escapam à sedução do poeta. Contraditoriamente, são minhas servas fieis, pois sabem que serão gastas, apagadas e muitas vezes descartadas. Imprecisas, palavras desafiam os caixilhos da minha literalidade.

Um desviado entre nós

Dia desses ouvi que mais um desviado surgiu na igreja onde congrego.

Desviado, como você deve saber, é aquele sujeito(a) que sumiu da igreja, e quando você ouve algum comentário sobre ele, vem logo as piores informações, normalmente acompanhadas de uma virada de olhos, ou um balançar negativo da cabeça.

“Aquele ali só Deus...” é o campeão dos comentários dos irmãos menos radicais (não queira ouvir o que falam os irmãos mais santos).

Este ser vil, o desviado, habitualmente é lançado em uma espécie de limbo mental da membresia local: tratam rapidamente de esquecer o ingrato, que parece ter esquecido de como é bom ser como aqueles que ficam. Alguns da comunidade, mais piedosos, cumprem seu papel: visitam o sujeito, contam sobre a igreja e suas vantagens, falam que sentem falta nos papéis que ele representava quando fazia parte da comunidade. Mas esses caras não tem jeito: Dizem que voltarão em breve, e até arriscam a aparecer uma ou outra vez, mas no final, eles não tem jeito mesmo...

Mas quem seria o novo desviado da igrejinha do alto do morro?

Julgamento da Década

por Marcos Soares
Amigos, o país parou na semana passada para acompanhar, com certo exagero e sensacionalismo, o julgamento do casal Nardoni. Findas as exigências judiciais, estão condenados a décadas de reclusão por terem matado a menina Isabella. O forte clamor popular e a influência nem sempre isenta da mídia foram decisivos para o resultado do júri.

Não pretendo aqui discutir os aspectos tão exaustivamente levantados por todos no que tange ao julgamento, ao crime ou ao veredicto. Restrinjo-me à multidão que havia na porta do tribunal, clamando por justiça. Ou seria por vingança? Qual a diferença, se existe, entre justiça e vingança? Quem ali falasse em perdão corria o risco de morrer. Era efetivamente difícil descobrir o que, afinal, aquele povo queria. Se os dois, então acusados, fossem soltos no meio da rua, todos sabemos o que teria acontecido.

29 março, 2010

Identificou-se?

Reencontro

por Ariovaldo Ramos

Olá! Como vai? Perguntou o Samaritano.

Graças a Deus e a você, tudo bem! Respondeu o Sacerdote.

Você parece mesmo bem, quando eu o estava levando para a estalagem, pensei que você não resistiria, mas, olha aí... Bom vê-lo assim! Acrescentou o Samaritano.

Pois é… Eu também pensei que não sobreviveria, mesmo quando na estalagem, sob cuidados. Sou-lhe muito grato, fico sempre em débito, até porque você não me permitiu ressarcí-lo. Disse o sacerdote.

Deixa disso! Você faria o mesmo, apesar de nossas diferenças! E o Templo... Voltou para as suas atividades? Perguntou o Samaritano.

Desmatamento


Quando há desmatamento, todos sofrem.

Veja essa cena chocante e comente o que você acha disso:


Jesus Cristo mudou meu viver



Kibamos do Genizah

Cuidando da Saúde

Luiz Fernando Veríssimo
Acho a maior graça. Tomate previne isso,cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas não exagere...

Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.
Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.

Prazer faz muito bem.
Dormir me deixa 0 km.
Ler um bom livro faz-me sentir novo em folha.

25 março, 2010

Solitários


por Eduardo Gazola


Não, não vamos falar do reality show do SBT, falaremos sobre um problema real e mais próximo do que muitos de nós podem imaginar.

Já passamos de 6,6 bílhões de pessoas no mundo e estima-se que em 2011 cheguem aos 7 bilhões, no Brasil somos mais de 191 milhões, o quinto mais populoso do mundo. Santa Catarina tem mais de 6 milhões e em Chapecó temos quase 200 mil habitantes.

Não é de se estranhar que quanto mais aumenta a população, mais sozinhas sintam-se as pessoas?

Nessa época estranha em que comunidade significa página de internet e bater papo é sentar sozinho na frente de um computador e escrever, as pessoas lidam com uma solidão talvez nunca antes experimentada.

24 março, 2010

A irremediável burguesia religiosa

por Ricardo Gondim

Se não me falha a memória, a frase é do Cazuza. “A burguesia fede, mas tem os seus encantos”. Pela classificação mais ordinária dos cidadãos brasileiros, nasci na classe “C”, isto é, no andar de baixo desta burguesia. Designado para viajar nos vagões mal cheirosos que ficam atrás do trem, minha infância não teve tantos mimos. Cresci sem automóvel (eu tinha 17 anos quando papai comprou um carro), sem frequentar lanchonete nos fins de semana e sem vestir roupa de grife. Não, nunca fomos pobres; tínhamos segurança alimentar e uma grande família com tios que chegaram junto na hora do sufoco.

Mas, para entrar no baile de adolescente na vesperal do Clube Náutico, eu precisava pular o muro; para chupar um picolé no intervalo da aula, tinha que ir para o colégio a pé e para comer maçã, adoecer.

Cristão de Gaiola - Pr. Antonio Cláudio de Souza



Chega na primeira quinzena de abril o segundo livro do premiado autor Antônio Claudio pela MK Editora: Cristão de Gaiola - A verdade sobre a liberdade de contribuir. No livro, o autor, qua já recebeu o prêmio Areté de 2008 como melhor ficção pelo livro Namastê, faz um paralelo entre o pássaro que criado em gaiola teme voar e o cristão, que doutrinado sobre práticas de oferta e dízimo autoritárias e despóticas, acaba fazendo do ato de ofertar a Deus uma obrigação, sob pena de inúmeras maldições divinas.

Como Sair dessa?

23 março, 2010

Poesias para a Alma - Tertúlia

por Evandro Luiz Santin
Tertúlia

No palco dos dias
o peão não usa, pala, piucha,
a prenda não usa o seu vestido armado
estes são costumes que se vê só em CTGs

Já a guaiaca essa pede remendo
porque os pilas andam escassos
ou braço é curto
e o fundo é muito baixo.

Igreja Perseguida

22 março, 2010

Autoridade da Biblia

por Luciano Gazola
Unidade e coerência:
A Palavra do Senhor


A palavra grega cânon era usada para designar um objeto de madeira que servia de padrão para alinhar ou nivelar trabalhos de carpintaria ou de pedreiro. Os evangélicos passaram a chamar então de canônicos ou inspirados os livros que passavam no teste. Eram aqueles que obedeciam o padrão fixado pelos livros sagrados. O cânon do Velho Testamento foi feito por um judeu escriba chamado Esdras, provavelmente também o fundador das sinagogas. Data do século V antes de Cristo, no período do Rei Artaxerxes Longânimo. Os 39 livros ficaram conhecidos como a Bíblia dos Judeus, Bíblia que Jesus tanto usou em seu ministério. O Cânon do Novo Testamento veio a ser fechado em Cartago, 397 anos depois de Cristo. Lutero resistiu em aceitar o livro de Tiago, mas depois de muito estudo o aceitou, fechando assim o cânon do NT.No Velho Testamento, quatro eram as bases principais para autenticar os livros: Autoria, Conteúdo, Universalidade e Inspiração. Já no Novo Testamento foram utilizados outros critérios: Conteúdo, Efeito moral e o Testemunho da Igreja. Outro fator ainda: o autor deveria ter tido contato com Jesus ou com alguém que o tivesse tido.



Evidências ou provas


A Morte do Eu dói !

por Luciano Gazola



A morte do eu dói, mas não é a morte da alegria, do bom humor e da simpatia – Jesus convidou a todos, mas nem todos entenderam.

A morte do eu (e do eu mesmo). Um dos principais desafios a que o Evangelho nos convida é a morte do eu. Jesus disse: Se quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Mas o que isso realmente significa em nossas vidas, em nossa fé? O Evangelho é um convite, sempre um convite, que parte de Deus e não dos homens. Ainda bem que é assim.

20 março, 2010

O nome de Jesus - Adhemar de Campos



O nome de Jesus
Adhemar de Campos

O Nome de Jesus
É poderoso,
O Nome de Jesus
É sobre todos,


Nome mais doce,
Nome mais lindo,
Nome sublime,
É o Nome de Jesus!


O Nome de Jesus
levanta os mortos,
O Nome de Jesus
Sara os feridos,


Nome mais santo,
Nome mais puro,
Nome bendito,
É o Nome de Jesus!

Exigências da Vida Moderna


por Luis Fernando Veríssimo
Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

19 março, 2010

Mágoas


por Ricardo Gondim
Não guardo mágoas de nada do que já passei. No charco da vanglória, também ostentei vaidade. Na pretensiosa afirmação de saber tudo sobre Deus, também fui intolerante. No silêncio oportuno dos venais, também calei. Na empresa megalomaníaca que visava arrasar o mundo, também fui impetuoso. Na absurda incoerência de não saber eleger prioridades, também violentei pessoas.

18 março, 2010

Qual o chá dos evangelicos?

por Luciano Gazola

No Santo Daime um chá.
Na Rastafári a maconha.
No cardesismo as boas obras.
No catolicismo as bulas, as imagens e os pendurícos.
No Islã as virgens.
No budismo o nirvana.
E em casa?
O que alucina, aliena, vicia, qual é o ópio dos evangélicos?

17 março, 2010

Estradas Romanas




Por Luciano Gazola
ESTRADAS ROMANAS:


INTRODUÇÃO

Desde os tempos de Abraão já haviam caminhos cruzando toda Terra de Canaã em todas as direções. Nos dias dos patriarcas esses caminhos não passavam de trilhos por onde passavam as caravanas dos mercadores e dos pastores de rebanhos. Já no tempo de Josué, de Juizes e da Monarquia podemos perceber relatos de carros ferrados que certamente exigiam estradas mais definidas embora seguindo os trilhos antigos.
Já todavia no tempo dos Romanos podemos perceber um desenvolver de tais estradas. Estradas pavimentadas para o deslocamento rápido de suas legiões militares. ( Textos Bíblicos de referência, Juizes 1:19, I Reis 22:31, 35:38; e II Reis 23:30, Atos 8:28 )

Mulheres são de Vênus...

http://pavablog.blogspot.com

16 março, 2010

Fumantes...

Ficou bonitinho amor?

Perigo!!!

Casado a vinte anos

Casamento é coisa séria

O Sábio

Por Ariovaldo Ramos

Diário de Bordo

Pv 14

O sábio edifica a casa; caminha com retidão e em silêncio; sabe que não há benefício sem custo; é prudente, porque a prudência é o nascedouro da sabedoria; aprende com a vida, principalmente a sua; é benevolente com o pecador; desconfia de si; tem uma alegria cônscia da tristeza; vigia o seu coração; confere pela pesquisa a informação que recebe; diz a verdade; desvia-se do mal e da iracúnia; busca o conhecimento; é compassivo e pratica o bem; é apegado ao trabalho; respeita a Deus; é longânimo, pois entende o que acontece com o outro, e busca ter sentimentos sadios; sabe que só é possível governar a partir das bases populares, e opta pelo pobre, porque só com justiça se faz uma nação.

Santo Daime - O culto do cipó

Por Natanael Rinaldi
Publicado em 12/27/2002
Revista Defesa da Fé

São bem oportunas as palavras bíblicas de Romanos 1.22: "Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos", quando nos propomos a falar sobre o grupo religioso SANTO DAIME. Dizemos isso porque, nesse grupo religioso, aparentemente desconhecido, existem celebridades da TV que já se pronunciaram publicamente como membros dele. E não é só isso. Até o famoso pastor Neemias Marien já fez parte de reuniões religiosas onde o chá foi bebido.

Conta ele: "Concentrado no culto, cantei, com o mais vivo entusiasmo, todas as canções de louvor, mas sempre muito atento às mínimas ocorrências envolvendo os circunstantes. Vi nocauteada a resistência de muitos que se entregavam relaxados nos colchonetes e poltronas espalhados pela sala. Vi outros se transfigurarem, em êxtase, os olhos vítreos esbugalhados. Um jovem tomou-me a mão, como um náufrago perdido no mar e, literalmente, urrava como leão. Muitos vomitavam, enquanto outros corriam ao banheiro. Um outro virou uma estátua vibrante, o tempo todo em obediência a seus chakras, segundo disse. Então, após o segundo cálice, comecei a sentir as mãos frouxas e uma ligeira cãibra nas pernas, dando-me a impressão de desmaio, embora em momento algum me sentisse tenso. Procurei cantar com mais entusiasmo, mas logo percebi ser melhor procurar o sofá, no qual o meu corpo caiu pesado. Foi nesse instante que, relaxado, rendi-me ao DAIME, sem alucinações, mas com a consciência da purificação espiritual centrada em Jesus."(...) "Creio que, também, pelo Santo Daime, pode-se contemplar a luz divina e alcançar a purificação do espírito e a cura interior."(JESUS, A Luz da Nova Era, pp.120/21).

12 março, 2010

Mudanças...

Pombo Impossível

Pra quem curte animação é um prato cheio.
Elri!

Pastores II


por Luciano Gazola
Semaninha esquisita essa para o cristianismo. Ontem quem leu os jornais ou assistiu, seja o escrito ou televisionado se deparou com situações que coram a cara de quem ama o Evangelho. Pastores presos por trafico de armas, padres e “mon senhores” envolvidos escandalosamente em pedofilia, assessores papais sobre suspeita. O que dizer de tudo isso?

Enfrentamos um sério problema cultural que precisa ser superado em nossa sociedade. O saber lidar com a crítica e o saber criticar. Teríamos profissionais bem mais competentes se soubéssemos aprender com as críticas ou usar da crítica construtiva para mudar a direção de nossos erros. A maioria das pessoas não sabe receber uma crítica nem tão pouco fazer críticas que apontem uma direção correta.


Pastores

por Luciano Gazola

Sete anos atrás ainda estava no seminário mas já era pastor em Fátima do Sul, fui há uma loja de rede, uma das maiores do Brasil com nome de “estado” e tentei abrir um crediário mas ouvi da moça simpática que me atendeu que como pastor ficaria difícil meu cadastro ser aprovado.

Sugeriu um monte de coisas que eu não aceitei, uma hora depois meu cadastro estava aprovado. Quando eu e minha esposa fomos felizes trocar de carro ouvimos da financiadora que não havia linha de crédito para pastores, o rapaz me recomendou dizer que era vendedor autônomo. Vendedor de que? Já fui vendedor mas agora não sou mais, rs. Não aceitei e acabei tendo que financiar o carro no nome de minha esposa que é enfermeira. Mas pagamos com o meu salário de pastor!!!

E Deus criou

10 março, 2010

Ilustrando ditados



por Eduardo Gazola
Você já imaginou como seriam ilustrados algumas frases que usamos no nosso dia-a-dia?
Pois bem, alguém pensou. Não só pensou como fez.
Recebi por email do meu amigo Julio e compartilho com os leitores.
Será que vai conseguir batizar todas as fotos?

Estragou a Televisão



Domingo usei como ilustração essa crônica do Luiz Fernando Veríssimo. Comprei em Congonhas o Livro Comédias Brasileiras de Verão e tive dores na barriga de tanto rir, recomendo, recomendo quase tudo que o Luiz escreve só não recomendo que se torça pelo Internacional...

Aí esta!




Estragou a televisão!!!
Luís Fernando Veríssimo


-- Iiiih...
-- E agora?
-- Vamos ter que conversar.
-- Vamos ter que o quê?
-- Conversar. É quando um fala com o outro.

05 março, 2010

Curiosidades sobre a vírgula


Old but Gold!

Pare de apertar os olhos e clica na imagem irmão, ela vai abrir bem grandona e você pode ler tranquilho querido!

04 março, 2010

Meu pentecostalismo revisitado

por Elienai Cabral Junior
Sou a terceira geração de pastores em minha família. Meu avô materno, hoje jubilado, é pastor da Assembléia de Deus no interior do Rio de Janeiro. Meu avô paterno, já falecido, pregou sua última mensagem ("A que vieste?") na Assembléia de Deus em Curitiba, onde encerrou sua trajetória ministerial, a três dias de sua partida para o Senhor. Ambos marcaram seus ministérios com uma pregação consistente, criativa e antecedida de pesquisa e elaboração textual. Do meu avô materno, José Carlos Lessa, carrego a impressão de uma pregação professoral e cartesiana. Do meu avô paterno, Osmar Cabral, sua eloqüência e paixão, que o levaram aos 'pulinhos' empolgados, foram traços que não o impediram de pregar com gravidade e conteúdo.

03 março, 2010

Ensaio sobre a solidão

por Marcos Soares
Eu sei o que você deve estar pensando, O Duda pirou, ele já postou esse texto, pois é irmão, mas o meu texto que você pode ler nesse link, Ensaio sobre a solidão não está repetindo-se.

Trata-se apenas de um texto homônimo, escrito por um grande cara, o Marcos Soares.

Paz e Comunhão - João Alexandre




Paz e comunhão - João Alexandre (É proibido pensar)

Cuida do passarinho e também da flor,
eles esperam pelo teu amor!
Faz do teu lar um ninho e do mundo um chão
Onde se plante paz comunhão!

Para que brote e cresça a mais viva semente;
Para que a gente tenha o que colher.
Para que o pão que venha a ser por nós assado
Seja um sinal traçado de viver.

Faz uma nova casa na varanda do velho chão,
Convida o teu irmão pra vir morar contigo;
Planta paredes novas, feitas para servir de lar e abrigo.

Faz um café gostoso, põe a mesa no teu jardim;
Deixa que assim as plantas tenham paz contigo;
Convida o universo faz a vida ganhar maior sentido!

Cuida da tua morada!
Cuida do pequeno mundo!
Deixa teu irmão bem perto
Livre...

02 março, 2010

Ainda sobre as pulseiras do sexo


por Eduardo Gazola
Pra quem estava em outro planeta ou simplesmente não acompanhou esse blog ou toda internet nesses dias, já falamos sobre elas aqui e aqui, ou seja, não é novidade... Mas essa notícia realmente chamou-me a atenção: